Cidades Ubatuba

Filipe Toledo desiste do Circuito Mundial de Surfe para cuidar da saúde mental

Tamoios News

O atual bicampeão mundial Filipe Toledo, surfista de 28 anos, natural de Ubatuba,  São Paulo, tomou a decisão de interromper a sua participação na competição para tratar de sua saúde mental, informou a Liga Mundial de Surfe (WSL) em comunicado divulgado na noite do domingo (11).

“É com tristeza no coração que anuncio hoje (domingo) que estou me retirando do restante da temporada 2024 do Circuito Mundial. Esta decisão tem sido muito difícil para mim e foi tomada depois de dias de discussão com as pessoas mais próximas de mim. A WSL tem me apoiado bastante e fico muito grato por terem me concedido o wildcard para o início da temporada de 2025. Estou comprometido em voltar melhor do que nunca”.

“Sempre fui muito honesto sobre alguns dos meus desafios, não apenas com as lesões, mas também com a questão da saúde mental. Competir no mais alto nível na última década teve um impacto negativo sobre mim e necessito agora de uma pausa, para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira”, completou o ubatubense.

Início em Ubatuba

Filipe Toledo nasceu em 1995, em Ubatuba, local onde surfou suas primeiras ondas e disputou campeonatos.

Carreira no Circuito Mundial

Filipe Toledo chegou à elite mundial de surfe em 2013. Em 2015, após uma boa temporada, terminou na quarta colocação. Em 2019, obteve a mesma colocação final. Dois anos depois, foi vice-campeão mundial. Até que, em setembro de 2022, faturou o título mundial.

Filipinho, como também é conhecido, é o atual bicampeão da WSL. Em 2023, o brasileiro conquistou seu segundo título mundial.

O atleta sempre se destacou pelos bons movimentos na água, principalmente nos aéreos.

WSL

A Liga Mundial de Surfe, ou World Surf League (WSL), é uma organização privada que organiza o maior campeonato mundial de surfe e o ranking de melhores atletas da modalidade.

A WSL divide o seu campeonato em várias etapas, até chegar ao grande campeão e campeã do surfe mundial, que se tornam os novos líderes do ranking masculino e feminino do esporte.

Redação/Tamoios News