Cidades São Sebastião

Guardas municipais são truculentos com manifestantes em São Sebastião

Tamoios News

O desfile cívico-militar em celebração à Independência do Brasil neste sábado (7/9), realizado na avenida da Praia pela prefeitura Municipal de São Sebastião, acabou em confronto dos guardas municipais contra os manifestantes do movimento denominado “Grito dos Excluídos”.

Havia um acordo com os organizadores que após o desfile eles entrariam na avenida para uma manifestação pacífica, para reivindicar vários direitos dos segmentos que estavam presentes, os sindicatos Sindserv, Sindipetro, Portuários e das Associações do Coletivo Caiçara e o Movimento dos Atingidos por Barragens, entre outros.

Eles receberam a informação de que o desfile já havia encerrado com a passagem dos carros antigos e os movimentos adentraram na avenida pacificamente portando faixas e bandeiras, quando inesperadamente os guardas municipais tentaram impedi-los.

Os guardas municipais de maneira truculenta utilizaram gás de pimenta e enfileirados fizeram uma barreira com com grades, para impedir que os manifestantes entrassem na avenida. Dois manifestantes foram presos.

Nota do SindServ

“O Sindserv repudia toda e qualquer forma de violência e ação truculenta e defende o livre direito de se expressar de todo o brasileiro.

A Diretoria do Sindserv destaca que a tradição do GRITO dos EXCLUÍDOS é efetuar a passeata após o desfile cívico, como estava claro o término com a passagem dos veículos. “Somos servidores, pais, mães, cidadãos, e não pretendemos nunca interferir no direito do outro, não precisava de tamanha truculência, violência, gás de pimenta, entre outros meios. Tentaram calar nossa voz e colocar a população contra a gente, sendo que como dirigentes sindicais só buscamos melhores condições de vida e trabalho”, afirma a presidente do Sindserv, Angélica Garcia.

“Repudiamos a forma truculenta e arbitrária que a prefeitura utilizou com toda a força policial para criminalizar a manifestação pacífica, prendendo dois companheiros, Nicoline do Sindipetro e Rodolfo, portuário, e agredindo os manifestantes com gás de pimenta e muita opressão”, completa a presidente.

Neste 7 de setembro, completa 30 anos do GRITO dos EXCLUÍDOS e, em São Sebastião, sindicatos e movimentos sociais se uniram para a primeira edição do movimento em passeata após o desfile cívico na Rua da Praia de São Sebastião. É um absurdo tamanha forma de repressão e coação da voz popular e da democracia.

Não vão nos calar!”

Prefeitura Municipal de São Sebastião

A reportagem do Tamoios News entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de São Sebastião para que esclareçam a truculência dos GCMS , mas não houve retorno até a publicação da matéria.

Redação/Tamoios News