Eventos Ilhabela Notícias

Dança e Movimento traz Cisne Negro, PiA FraUs e Raça Cia de Dança ao centro histórico de Ilhabela

Tamoios News
Raça Cia de Dança em “Caminho da Seda" / Foto: Divulgação

O 23º Dança e Movimento chegou até aqui, com essa longa história, muito por conta de uma extensa rede que foi se tecendo a cada ano do festival. Conforme o Espaço Cultural Pés no Chão foi trazendo as companhias, foi consolidando relações com os grupos e acompanhando seus trabalhos, ao lado da comunidade que frequenta o
espaço.

Assim, as consagradas companhias que virão neste final de semana – tanto a Raça Cia de Dança, como o Cisne Negro e a PiA FraUs – já vieram em outras edições do festival apresentar seus projetos. No intuito de amplificar ainda mais a difusão cultural e a formação de público, que são parte inerente ao festival, o Dança e Movimento desloca-se de 6a a domingo para o centro histórico de Ilhabela onde irá apresentar três espetáculos, no Centro Cultural Waldemar Belisário.

Indicado ao prêmio APCA 2021 (Associação Paulista de Críticos de Arte), o grupo Raça Cia de Dança se apresenta na 6a feira, 25/11, às 20h, com o espetáculo “Caminho da Seda”, que retrata o comércio e a rota da seda, ponte que une o oriente ao ocidente. É a segunda vez que a companhia traz para Ilhabela a excelência técnica de seu trabalho, com forte formação no balé clássico e um trabalho contemporâneo muito consistente.

Foto: Divulgação

No sábado, 26/11, às 20h, é a vez do Cisne Negro, multipremiado grupo e uma das maiores companhias do país, que já apresentou o vigor e a ousadia de seu trabalho a milhões de pessoas pelo Brasil e pelo mundo – e também já esteve em outra edição do Dança e Movimento. Em parceria com a PiA FraUs, trazem agora o espetáculo “Goitá”, que integra as linguagens da dança e do teatro popular de bonecos.

Foto: Divulgação

Para desfechar o final de semana em altíssimo nível, PiA FraUs traz para o domingo, 27/11, às 20h, o espetáculo “Círculo das Baleias”. A companhia, que já se apresentou anteriormente no “Dança e Movimento”, é uma das poucas, senão a única companhia de teatro no Brasil a utilizar de forma sistemática os bonecos infláveis gigantes em suas apresentações.

Foto: Divulgação

O “Dança e Movimento” é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão em parceria com a Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Ilhabela, segue até o dia 17 de dezembro com espetáculos todos os finais de semana e também em alguns dias da semana. Ao longo de sua trajetória, o evento já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas e é referência para a dança no estado de São Paulo.

Sobre o Pés no Chão
O Espaço Cultural Pés no Chão é uma OSCIP que atua desde 2001 no desenvolvimento de projetos com crianças, adolescentes e jovens no município de Ilhabela, realizando a criação de produtos culturais, como espetáculos de teatro, dança e aéreos, que são apresentados para a comunidade. Nesses mais de 20 anos, suas oficinas atenderam mais de 4 mil alunos, que entraram em cena no palco do Pés no Chão. Além disso, já promoveu aproximadamente 500 espetáculos profissionais e amadores, traçando um caminho importante de formação de plateia e de democratização cultural.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 23° Dança e Movimento