Caraguatatuba Cidades

Mateus Veneziani é o novo candidato à prefeitura de Caraguatatuba após renúncia do pai

Tamoios News
Antônio Carlos e seu filho Mateus Veneziani candidato a prefeito de Caraguatatuba

Mateus Veneziani da Silva é o novo candidato do Partido Social Democrático (PSD) a concorrer à prefeitura de Caraguatatuba (SP). A nova candidatura foi confirmada após Antonio Carlos, pai de Veneziani, renunciar a candidatura a prefeito da cidade. O anúncio foi feito após a Justiça não acatar o pedido de suspensão de uma condenação do ex-prefeito.

Antonio Carlos teve os direitos políticos cassados em 2013, após ser condenado por improbidade administrativa em uma ação movida pelo Ministério Público. Após vários recursos, foi decretada a suspensão dos direitos políticos dele até abril de 2024. Porém, entre março de 2022 e abril de 2023, os direitos políticos de Antonio Carlos foram reestabelecidos após uma nova ação na Justiça. Entretanto, no último dia 06 de setembro, o juiz da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba determinou o fim da pena de ressarcimento e multa que Antonio Carlos deveria pagar, mas manteve a perda dos direitos do político, sendo o mesmo obrigado a cumprir os 391 dias de suspensão que faltaram. Com este prazo, Antonio só poderá disputar uma nova eleição em março de 2025.

Após comunicar sobre a renúncia, Antonio Carlos informou que o filho dele, Mateus Veneziani da Silva, é o novo candidato do partido para concorrer ao cargo mais alto do poder executivo de Caraguatatuba (SP). Procurado, Mateus afirmou que recebeu a notícia da renúncia do pai com tristeza e reconhecimento. “A indignação veio por constatar a forma como a justiça se posicionou a respeito do processo, não considerando que, na verdade, ele trouxe lucro aos cofres públicos. Mas ao mesmo tempo recebi com muita honra e humildade, por então representar o maior gestor público que Caraguá já teve”, disse ele.

Ademais, Veneziani confirma que participou de toda a campanha que o pai vinha fazendo e, por já ter vivido o processo eleitoral em 2020, possui experiência e conhecimento para dar continuidade à campanha mesmo faltando poucas semanas para as eleições municipais.

Questionado se tem o objetivo de desvincular a imagem ao do próprio pai, condenado pela Justiça, para evitar comparações, Mateus confessa que será inevitável. “Herdei dele a mesma disposição para o trabalho, a mesma vontade de honrar o voto recebido e a visão de um futuro sempre melhor para nosso município, onde as pessoas tenham qualidade de vida. Agora é hora de somar a experiência e tradição que herdou do meu pai com a energia e renovação da minha juventude”, finalizou.

Redação/Tamoios News