Cidades Ubatuba

Mini Museu do Mar itinerante já percorreu 67.000 km levando cultura oceânica por Ubatuba e região

Tamoios News

O Projeto Monitoramento Mirim Costeiro está em Ubatuba desde 2019, mas foi em 2023 que houve sua expansão. Essa ampliação se deu graças à parceria com a Petrobras para 2023 e 2024, pelo Programa Petrobras Socioambiental, que possibilitou a criação da ‘sede itinerante’, que conta com um Mini Museu do Mar, levando cultura oceânica para as comunidades tradicionais indígena, quilombola e caiçara da região, além da participação em fóruns, campeonatos de surf, limpezas de praia e eventos em geral.

No Mini Museu do Mar os visitantes são guiados pelas educadoras a explorar de forma lúdica, interativa e científica o acervo biológico e geológico do museu. Com o uso de diferentes tipos de ferramentas de pesquisa, como lupas, microscópios e canetas magnéticas, o público conhece os diferentes exemplares da biodiversidade marinha e costeira, bem como diferentes tipos de areias, minerais e rochas do Brasil e de outros países, introduzindo a Cultura Oceânica e Ciência Cidadã para todos.

A Canoa do MMC Ubatuba (também como é chamada) já participou de 189 ações, sendo a sua maioria na cidade de Ubatuba, e também já esteve em Caraguatatuba, Santos e São Paulo.

MMC nas Escolas

Outra frente de trabalho do projeto se dá por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de Ubatuba e acontece em sala de aula em nove escolas municipais da cidade. Este ano as oficinas começaram agora em abril e se encerram no mês de setembro.

O programa oferece cinco oficinas de educação socioambiental para as 11 turmas contempladas, totalizando 55 oficinas. A expectativa é que 226 crianças se formem em Guardiãs Mirins do Oceano em 2024.

É um trabalho multidisciplinar que aborda diferentes conteúdos previstos na grade curricular do 4º e 5º ano de forma interligada. Atualmente atua nas seguintes escolas: EM Professora Renata Castilho da Silva (Saco da Ribeira), EM da Fortaleza (Fortaleza), EM Professor Ernesmar de Oliveira (Dura), EM Profª Altimira Silva Abirached (Itaguá), EM José Belarmino Sobrinho (Puruba), EM Prof. Honor Figueira (Itamambuca), EM Prof. Iberê Ananias Pimentel (Picinguaba), EM Maria do Carmo Soares (Camburi) e EM Manoel Inocêncio Alves dos Santos (Ubatumirim).
O programa, que tem como objetivo formar Guardiões Mirins do Oceano, envolve as crianças com os atuais problemas socioambientais relacionados ao oceano, fomentando experiências de aprendizagem prática nos ambientes costeiros.

Acompanhe o projeto pelas redes sociais: Instagram @mmc_ubatuba e Facebook @mmcubatuba