Cidades Notícias São Sebastião

Polícia Ambiental embarga a obra da torre no Montão de Trigo e empresas serão autuadas

Tamoios News
Ilha Montão de Trigo / Foto: Divulgação PMSS

Após denúncias de que uma construção estava sendo realizada no topo da Ilha Montão de Trigo, área de preservação ambiental localizada em São Sebastião, policiais ambientais foram até o local para realizar a vistoria e constataram que a ação não tem licença ambiental para acontecer.

Nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, o Portal Tamoios News recebeu denúncias dos moradores do Montão de Trigo sobre um helicóptero que estava desde a segunda-feira (06) sobrevoando o local com materiais de construção pendurados por cordas e sendo alocados no topo da Ilha. Segundo relatos dos moradores, eles não haviam sido informados sobre a intervenção que estaria prestes a acontecer e nem do que se tratava.

Outra questão da revolta da comunidade foi pelo fato ocorrido na terça-feira, quando durante o transporte de materiais (madeira e aço), a corda arrebentou e tudo caiu no mar. Segundo informações a queda dos materiais ocorreu próximo a praia de Juquehy.

Conversamos com um dos mergulhadores que participou das buscas do material, ele conta: “a água estava muito suja, mergulhamos, arrastamos âncora, fizemos de tudo, mas os caras não sabem da localização correta, é como procurar uma agulha no palheiro”.

O Portal Tamoios News também entrou em contato com a Cetesb, órgão que normalmente deve ser consultado sobre qualquer intervenção em área de preservação ambiental, e também informou de que nenhuma autorização havia sido expedida para tal empreendimento.

Veja o texto publicado ontem (9) após as denúncias. O vídeo foi enviado por moradores da comunidade: https://www.tamoiosnews.com.br/noticias/cidades/moradores-do-montao-de-trigo-reclamam-sobre-torre-que-esta-sendo-construida-no-topo-da-ilha/

Coincidentemente, após esta publicação e diversas denúncias, a Prefeitura de São Sebastião se pronunciou hoje, 10 de fevereiro, através de um e-mail em nome da Assessoria do Prefeito Felipe Augusto. O texto salienta que a construção da torre será uma bem feitoria para a comunidade e que não causará dano ambiental.

Prefeitura de São Sebastião

“Segundo o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, uma nova antena de transmissão está sendo instalada na Ilha Montão de Trigo, visando a qualidade de vida dos moradores da pequena comunidade e da população da Costa Sul, o objetivo é amplificar e melhorar o sinal de redes de internet, telefone e radiofrequência na região.”

“A nova instalação é na mesma área em que já se encontram mais duas antenas, anteriormente acomodadas no local, ou seja, não existirá danos ambientais. Os maiores beneficiados são os alunos e professores da escola, que terão rede de internet de alta qualidade, estimulando assim a aprendizagem de nossas crianças e jovens”, concluiu o prefeito.

Foto: Divulgação PMSS

Apesar das declarações emitidas pela Prefeitura de São Sebastião, a verdade é que os órgãos competentes não foram consultados. Independente das possíveis melhorias, como cita o Prefeito, toda e qualquer ação que interfira no meio ambiente local deve ser devidamente estudada, analisada e só pode ser de fato concluída mediante as devidas licenças ambientais.

Parecer da Polícia Ambiental, emitido com exclusividade ao Portal Tamoios News nesta sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023.

“Chegaram diversas denúncias, via telefone da base, via Ministério Público e até mesmo diretamente do comandante do nosso batalhão informando que estaria acontecendo uma intervenção na Ilha do Montão de Trigo. As equipes deslocaram-se ontem de barco até o local e por lá verificou-se que existem antenas de transmissão de rádio e essas antenas estavam sofrendo intervenções…manutenções e instalações. Como as empresas que estavam efetuando o trabalho não tinham autorização do órgão ambiental competente, elas serão autuadas e a área está embargada.”

Ainda segundo a Polícia Ambiental, a ocorrência já está solucionada. Serão confeccionadas autuações para as duas empresas, uma para a contratante e outra para a empresa que foi terceirizada para realizar o serviço.

Por Redação Tamoios News