Cidades

Poltrona Jangada de Jean Gillon por “Mãos Caiçara”

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Artesãs de Ilhabela teceram a rede da famosa poltrona

Por meio do projeto “Mãos Caiçara”, moradoras da comunidade tradicional dos Castelhanos produzem rede artesanal que compõe a famosa poltrona “Jangada” do arquiteto e designer Jean Gillon

A mostra “Navegando com Jean Gillon” reunirá até outubro na galeria “Passado Composto Século XX”, nos Jardins em São Paulo, diversas obras do arquiteto e designer romeno que veio para o Brasil na década de 1950 e atuou nos campos do mobiliário moderno, tapeçaria, cenografia, pintura, desenho e escultura, até falecer em 2007. Simultaneamente à exposição, a galeria relança a poltrona “Jangada” criada em 1968, sendo a peça mais famosa e premiada do designer que se naturalizou brasileiro.

Com autorização da família de Jean Gillon e em edição limitada, a poltrona traz a estrutura do assento em rede artesanal feita por artesãs da comunidade tradicional caiçara da Praia dos Castelhanos, em Ilhabela, por meio do projeto “Mãos Caiçara”.

Em maio de 2013, representantes do “Projeto Mãos Caiçara”, promovido pelo Azimuth Ponto de Cultura e Sustentabilidade, estiveram presentes no 1° Congresso Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária, que aconteceu em La Paz, na Bolívia, com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Serviço:

Exposição “Navegando com Jean Gillon”

Até 17 de outubro de 2015

Local: Galeria Passado Composto Século XX

Alameda Lorena, 1996 – Jardins – São Paulo

Fonte: Assessoria de Comunicação PMI

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.