Cidades São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião encerra “Gincana Escolar Recicla Mais” com mais de 9 toneladas de resíduos coletados

Tamoios News
Imagem ilustrativa / Crédito Freepik

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), realizou o encerramento da Gincana Escolar Recicla Mais na última terça-feira (14). Ao todo, foram arrecadadas mais de 9 toneladas de resíduos no período de agosto a novembro deste ano.

O objetivo da gincana foi promover a conscientização ambiental e a correta gestão de resíduos sólidos nas escolas da rede pública municipal de ensino. Para isso, os estudantes engajaram na coleta de plásticos para a competição, tendo também a oportunidade para coletar papéis, metais e outros itens para o descarte correto.

Todos os itens arrecadados foram destinados à Cooperativa de Reciclagem de São Sebastião (Coopersuss) para reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados para o aterro sanitário e aumentar a quantidade de resíduos recicláveis enviados a cooperativa, fomentando suas atividades e focando em atingir a meta de 60% de resíduos recicláveis prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico.

O resultado final da competição foi a soma da quantidade total arrecadada pela escola dividida pela per capita de alunos. Com isso, na categoria Escola Municipal de Educação Infantil a unidade vencedora foi a EMEI Arlete Nascimento Moura ‘Peixinho Dourado’, de Maresias, com 252,27kg arrecadados. No grupo Escola Municipal de Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais a ganhadora foi a EM de Barequeçaba, com 1.167,229kg.

As três primeiras colocadas de cada categoria ganharam um passeio para lugares como Projeto Tamar e Instituto Argonauta, em Ubatuba; Espaço Kayssá, em Boiçucanga; Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande; e Viveiro Municipal, na Reserva do Moulin.

A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou a importância da gincana. “Quero agradecer a todas as escolas que fizeram parte desse projeto, que tem um objetivo muito maior do que apenas fazer a gestão correta dos resíduos, mas que vem agregar valor a essa ação social, econômica e educacional”.

Para o secretário da SEMAM, Flávio Queiroz ‘Pitomba’, a ação superou as expectativas. “Foi uma gincana diferenciada e que deu um resultado super positivo. Ficou bem claro que nós, juntos, poder público, sociedade civil e os estudantes, principalmente, com consciência e vontade de fazer podemos contribuir com o meio ambiente e também com a cooperativa”.

O diretor da EM de Barequeçaba, Marcelo Rodrigues Silva, conta como a gincana foi desenvolvida na unidade escolar. “Dentro da escola priorizamos não colocar como uma competição. Vencer ou não vencer foi só consequência do trabalho de consciência que foi feito com as crianças”.

Confira o três primeiros colocados de cada categoria:

Categoria EMEI:

1° EMEI Arlete Nascimento Moura ‘Peixinho Dourado’ – Maresias – 252,27kg

2° EMEI Elefante Colorido – Jaraguá – 43,42kg

3° EMEI Mundo Encantado – Canto do Mar – 124,9kg

Categoria EM:

1° EM de Barequeçaba – 1.167,229kg

2° EM Prof.ª Maria Virgínia Silva – Barra do Una – 1.249,316kg

3° EM Prof.ª Luiza Helena de Barros – Barequeçaba – 555,129kg