Cidades São Sebastião

Proprietária do Tamoios News, Traud Rennert registra Boletim de Ocorrência após ataques de Reinaldinho

Tamoios News

Trabalhamos com muita seriedade e imparcialidade, todas nossas matérias são documentadas, e sempre damos voz a todos os envolvidos, mas entre as 4 cidades do Litoral Norte, São Sebastião é a mais difícil de se trabalhar politicamente.  Alguns políticos não sabem ouvir uma opinião contrária. Se um munícipe se posiciona com um ponto de vista divergente já se torna inimigo e uma tropa de funcionários comissionados e perfis fakes começam a atacar. O próprio prefeito Felipe Augusto vive atacando o Tamoios News quando a matéria não o favorece. Inclusive  proibiu a assessoria de comunicação da prefeitura em responder os nossos questionamentos, que na maioria das vezes são questionamentos de munícipes solicitando matérias. 

Essa falta de respeito não é só com o site Tamoios News, outros veículos de comunicação que se posicionam contrários ou empresários que não compactuam com alguma atitude do prefeito também entram no grupo denominado “oposição” e são tratados como se estivessem cometendo um crime.

Devido a atitude do Vereador Reinaldinho em me ofender na sessão da Câmara Municipal ontem (15/12), sobre questões do Plano Diretor registrei um Boletim de Ocorrência. O vereador Reinaldinho em uma transmissão on-line por aproximadamente 8 minutos se dirigiu a minha pessoa e a do engenheiro Ivan Maglio por várias vezes como mentirosos, e que merecíamos ser expulsos da cidade. Um atitude antidemocrática,  totalmente inaceitável e desrespeitosa, ninguém tem o direito de impedir um comentário, ainda mais quando se tem documentos provando a veracidade.  A liberdade de expressão é garantida pela Constituição de 1988, é o direito de qualquer pessoa poder se manifestar livremente, com opiniões, ideias e pensamentos sem medo de retaliação ou censura por parte do governo.

O vereador inclusive disse que temos objetivos financeiros na cidade, será que esse objetivo é realmente o nosso?

Nada justifica o futuro vice- prefeito tratar uma pessoa com essa total falta de respeito, seja morador, visitante ou turista. 

Sou uma cidadã e uma empresária da área de comunicação, pago meus impostos pontualmente, não preciso de um órgão público para manter minha empresa, será esse o motivo por tentarem me calar?  E aviso novamente, ninguém me intimida!

Não podemos compactuar com essas atitudes agressivas e intimidadoras tanto do prefeito Felipe Augusto como do vereador e futuro vice-prefeito Reinaldinho. Essa atitude a meu ver também caracteriza abuso de poder. Acham que podem ofender quem quiser e a hora que quiser, se colocam acima da lei, esquecendo que esse suposto “poder” é temporário!

Não seria mais democrático o prefeito nos explicar o motivo das modificações dos coeficientes de aproveitamento dos terrenos que solicitamos há meses? Em vez de deturpar nossos questionamentos usando do gabarito de 9 metros e da verticalização para desviar a atenção dos munícipes ao que realmente está sendo questionado. 

Um prefeito não é proprietário da cidade, e deve explicações dos seus atos aos munícipes, principalmente se tratando de um documento tão importante como o Plano Diretor, que irá  orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural visando melhores condições de vida para a população por um período de 10 anos ou mais.

Elaboração do Plano Diretor 

Em 2009 e 2010 estava como Secretária de Meio Ambiente, quando o ex-prefeito Ernane Primazzi contratou o engenheiro Ivan Maglio para elaborar o Plano Diretor. Na época, o prefeito contratou também a FIPE, Fundação de Economia da USP, para fazer um levantamento Macro Econômico-Social-Ambiental não só da cidade de São Sebastião, mas também das cidades vizinhas como Bertioga, Caraguá e Ilhabela. Acompanhei todas as audiências públicas que aconteceram e foram muitas, portanto posso dizer com propriedade que o Plano Diretor apresentado por essa gestão do Felipe Augusto nas audiências públicas de 30 e 31 de janeiro de 2019, não é igual ao Plano apresentado nas audiências públicas da Câmara Municipal no início deste ano. E quem confirma e prova que alguns dados foram alterados é o próprio engenheiro Ivan Maglio que o elaborou juntamente com os dados da FIPE, e o atualizou em 2018.