Cidades Notícias Ubatuba

Rachadura na ponte prejudica acesso de moradores do Sertão do Ubatumirim 

Tamoios News

Na manhã desta segunda-feira (18/04), moradores registraram uma rachadura bem no meio da ponte do Sertão do Ubatumirim. O acesso encontra-se prejudicado, apesar de alguns veículos se arriscarem a passar. 

“A ponte é utilizada por uma parte da população do bairro, pois dá acesso de ruas com uma grande quantidade de casas e vários moradores à escola, transporte público, posto de saúde e comércio local”, explica Paulo Almeida, morador do bairro e enfermeiro no posto de saúde. 

Os moradores que utilizam a ponte pedem uma solução urgente. “Infelizmente não temos muitas opções de saída do bairro já que as pontes de balanço que eram destinadas aos pedestres em casos de transbordo dos rios, também foram destruídas com as fortes enchentes, tirando assim a possibilidade de entrada e saída em caso de transbordo”, relata Almeida.

A demanda por melhorias na ponte de concreto é antiga e já era de conhecimento da Câmara e da prefeitura. 

Em dezembro, o presidente da Câmara, vereador Jorginho (PV), protocolou um requerimento pedindo à prefeita em caráter de urgência uma vistoria in loco e um plano de reestruturação de diversas pontes do município, incluindo a do Sertão do Ubatumirim.

Em janeiro, o vereador Edelson Fernandes (PSC) solicitou ao secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos uma reforma e manutenção na ponte, também em caráter de urgência. Uma pequena ação paliativa até chegou a ser realizada pela prefeitura em fevereiro, mas não foi suficiente diante das fortes chuvas.

“Sugiro que seja feito algo que realmente solucione o problema local, como uma construção de pontes com maior vazão do rio, diminuindo assim os casos recorrentes de transbordo da ponte. Outra sugestão seria utilizar do estado de emergência decretado pelo município, para utilização de verbas emergenciais e resolução desse problema piorado com as recentes chuvas históricas na região”, sugere Almeida.

Karen Nunes, moradora do bairro há 20 anos, concorda que “a única solução seria uma nova ponte, de preferência com uma grande vazão para que não fique entupindo”. Segundo ela, “a construção dessa ponte é promessa eleitoral para vários políticos, mas entra prefeito e sai prefeito e nada é feito a não ser uns tapa-buracos para camuflar o problema”. Nunes disse, ainda, que já foi feito um abaixo-assinado sobre a ponte, que já foi enviado para a prefeita e para um vereador.

A moradora Gabriela Mota disse que está organizando outro abaixo-assinado que será protocolado na prefeitura, pedindo mais uma vez que seja feita uma ponte nova. 

O que diz a prefeitura

Questionada sobre a situação da ponte, a prefeitura enviou a seguinte resposta:

“As Secretarias de Infraestrutura e Obras Públicas já estão empenhadas em solucionar emergencialmente o problema da ponte do Sertão do Ubatumirim. De imediato, está sendo realizado um novo pavimento em laje armada travando as duas faces da ponte. O serviço é emergencial para a recuperação provisória da trinca que surgiu no local. De acordo com análises preliminares, a falha estrutural foi causada em decorrência da grande quantidade de chuvas registradas no início do mês e, consequentemente, aumento do nível do rio. Com base em cálculos da Defesa Civil, o prejuízo estimado do município com as últimas chuvas ultrapassa R$ 16 milhões.”