Cidades Notícias São Sebastião

São Sebastião confirma 23 mortes de vítimas das fortes chuvas e instala comitê de gerenciamento de crise

Tamoios News
Operação integrada entre Polícia Militar, Defesa Civil, Bombeiros, Samu e Marinha do Brasil / Foto: Divulgação/Reprodução Facebook PMSS

A prefeitura de São Sebastião  lamenta informar que até o início da noite foram registradas 23 mortes em decorrência das fortes chuvas que assolam a cidade desde a madrugada deste domingo (19/02).

Foi instalado um comitê de gerenciamento de crise com apoio do Governo do Estado, Tarcísio de Freitas, que acompanha e participa desde a manhã deste domingo (19), acompanhando a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, Estado e União. Com decreto de Estado de Calamidade Pública, a cidade passa a contar com o apoio do Exército Brasileiro.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), a catástrofe, com deslizamento de terras na rodovia SP-55 e desmoronamento de casas, desabrigou mais de 80 pessoas. As principais emergências foram registradas na Vila Sahy, Costa Sul, cerca de 50 casas desabaram. O atendimento emergencial das forças de segurança atende ainda os bairros do Itatinga, Boiçucanga; Cambury, Barra do Una e Juquehy. Foram registrados volumes de chuvas em torno de 600 mm, entre a noite e a madrugada.

A tempestade provocou deslizamentos em diversos trechos da SP-55, na região da Costa Sul, o que obrigou o trabalho de desobstrução, em especial nos quilômetros 164 (Mirante da Praia Brava); 174 (Praia Preta); 148 (Toque Toque Grande); 162 (Serra de Boiçucanga); 165 (Cambury); 143 (Calheitas); 137 (Guaecá), 183 (Barra do Una) e Serra da Enseada (115).

Durante toda a noite, helicópteros das forças de segurança estarão trabalhando no atendimento à população, Cerca de 70 bombeiros estarão reforçando as buscas na Vila Sahy, com o objetivo de acessar locais ainda não alcançados. 

Segundo Felipe Augusto, e a Defesa Civil, há riscos de novos deslizamentos e desmoronamentos de residências, devido ao solo encharcado. O prefeito lembrou que a situação é extremamente complexa, com isolamento parcial e total das estradas, causando o isolamento de diversas áreas, As praias de  Maresias e Paúba, não tiveram graves ocorrências, porém, ficaram sem energia e com o abastecimento de água comprometido.

O prefeito agradeceu ao apoio do governador Tarcísio, do presidente e vice-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente, com os quais também falou por telefone, neste domingo, e recebeu a confirmação da presença de ministros na cidade.

Lula confirmou que visitará São Sebastião na manhã desta segunda-feira. Felipe Augusto confirmou que nas próximas horas as equipes de resgate receberão o reforço de 240 homens do Exército Brasileiro.  

“Vamos trabalhar até o último minuto buscando encontrar vidas e se Deus quiser nós encontraremos. Neste momento difícil quero me solidarizar com a família de todas as vítimas e dizer que estamos tomando todas as providências possíveis e necessárias para que possamos acolher com suporte psicológico, médico e tudo o que tiver ao alcance do Governo Municipal, Estadual e Federal. Estamos unindo forças em favor da população”, concluiu Felipe Augusto.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo destinará material para atender as famílias vítimas da tragédia, como material de higiene, alimento e roupa, que serão arrecadados pelo Fundo Social. O governador Tarcísio confirmou, ainda, a destinação de recursos necessários à reconstrução dos locais públicos afetados pela chuva.

Fonte: Departamento de Comunicação PMSS