Cidades Meio Ambiente

Semana de Sobrecarga da Terra tem grande quantidade de Lixo no Mar do Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Júlio Cardoso

O dia mundial da Sobrecarga da Terra caiu nessa quinta-feira (28), uma data nada comemorativa, que mostra quando o planeta entra em déficit ecológico. Mesmo dia em que profissionais encontraram grande número de lixo boiando no mar, na parte sul de Ilhabela, a cerca de quatro milhas da costa.

“O que assustou um pouco foi a quantidade”, disse Júlio Cardoso, fundador do ProBaV (Projeto Baleia à Vista), que tem o objetivo de monitorar, registrar, levantar informações, divulgar conhecimento e contribuir com a preservação da fauna marinha.

Júlio e sua equipe retiraram vários objetos da água, como garrafas, sacos plásticos, partes de móveis, esponjas, chinelo, corda, entre outros. “Saímos pra ver baleia e encontramos muito lixo!”, lamentou.

Em um outro barco o fotógrafo Rafael Mesquita Ferreira, membro da equipe do Megafauna Marinha do Brasil, conta que recolheram diversos objetos inusitados, como um manequim, congelador de geladeira, velocípede, porta, macacão hospitalar, entre outras coisas. “Tudo isso em questão de algumas poucas horas, se fossemos recolher tudo, encheríamos o barco”, relata.

Foto: Rafael Mesquita, projeto Megafauna Marinha e Mantas de Ilhabela

Rafael ainda conta que tem percebido um grande aumento na quantidade de lixo no mar. “Principalmente resíduos plásticos no oceano. Eu navego muito e há muito tempo e o que me assusta é a frequência com que encontro lixo. Antigamente era mais esporádico encontrar uma grande mancha de lixo no mar, hoje é raro um dia sem isso acontecer, infelizmente”.

“Constatamos a existência de uma corrente ao sul da Ilha de São Sebastião, um “rio” dentro oceano, que está sempre repleta de lixo”, diz a bióloga Arlaine Francisco, cofundadora do ProBaV, especialista em Ecologia Marinha e também fotógrafa.

Segundo a bióloga, ainda não foi possível determinar o ponto de origem do lixo, mas os profissionais têm uma suspeita. “Como a correnteza também traz aguapés e outras plantas de água doce, a hipótese é de que esse “rio de lixo” se origina de algum rio aqui da região.  Provavelmente, o lixo descartado inadequadamente em margens de rios e manguezais, é carregado para o mar pela subida das águas das marés e por enxurradas, durante as chuvas”, informa.

Foto: Júlio Cardoso

Um problema que poluí as águas, prejudica e afeta toda fauna, como golfinhos, tartarugas, baleias e peixes. “Esses objetos são lixos nosso, vindo de terra! Encontramos até um saco boiando com mal cheiro, tinha algum animal morto dentro, parecia um gato. Isso é muito triste”, conta Júlio.

Um alerta, nessa semana em que se deu o dia da Sobrecarga da Terra, data sobre a utilização de recursos naturais renováveis, sobre o quanto podemos consumir e que o planeta é capaz de produzir ou renovar dentro de um ano. É possível perceber o grande consumo e ao mesmo tempo muito descarte irregular, sem reaproveitamento dos materiais.

Para os profissionais, falta educação ambiental e incentivo maior à reciclagem. “A solução é a educação, o pessoal ter o hábito de não jogar lixo onde não deve, além de promover trabalho para a comunidade, como cooperativas de reciclagem, oferecendo emprego como catador e reciclador”, diz Júlio.

Foto: Júlio Cardoso

“O mar é um só e isso é um problema mundial, mas as ações precisam acontecer localmente”, salienta Rafel, e alerta sobre a necessidade do consumo consciente: “é necessário parar imediatamente o uso de plásticos descartáveis de uso único, como sacolas de compras, copos descartáveis, etc”, finaliza.

Por Cynthia Louzada / Redação Tamoios News