Caraguatatuba Cidades Notícias

Torneio de Pesca de Plástico na praia da Cocanha retira uma tonelada de lixo do mar

Tamoios News
Foto: Thales Stadler

Foram recolhidos 1.150 quilos de lixo das costeiras, Ilha do Tamanduá e ilhotes. Pescadores foram pagos pelo dia de trabalho e terão galpão reformado

Os pescadores da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (APMPC) tiveram uma pesca diferente nesta terça-feira (15): dedicar o dia de trabalho na captura de plástico ao invés de peixes. O ‘Torneio de Pesca de Plástico’ ocorreu na praia da Cocanha reuniu 55 participantes e retirou 1.150 quilos de lixo do mar.

Foto: Thales Stadler

O objetivo da competição é ajudar o meio ambiente, contribuir com a comunidade e beneficiar economicamente a região. Essa é a primeira vez que um evento do tipo acontece no Brasil e a praia da Cocanha foi escolhida por ter sua principal fonte de renda financeira e alimentar vinda da pesca de mexilhões, que é 100% impactado pela poluição o que os deixam impróprios para consumo e venda. A ação é uma realização da cerveja Corona em parceria com a ONG Guardiões do Mar (RJ) e apoio local da Associação Caraguatás Ambiental, que foi a responsável por trazer o evento para a cidade e indicar o melhor local, para realizar a prova.

A dinâmica da competição “do bem” foi simples: quem recolher mais lixo do mar vence. Os pescadores além da remuneração pelo dia de trabalho e premiação em dinheiro para os três primeiros colocados no valor de R$ 5mil, ainda garantiram a reforma do galpão onde guardam seus barcos e materiais de trabalho. O local também é utilizado como um centro cultural.

Foto: Thales Stadler

Para o José Luiz Alves, presidente da Associação dos Maricultores da Praia da Cocanha (APMPC), o evento vem conscientizar e deixar um legado aos envolvidos. “Nossa participação foi com a intenção de dar um alerta a todos, ao mundo, governantes e população em geral, sobre o aumento dos plásticos no oceano. Mostramos que as pessoas aqui se importam em cuidar do local. Foi uma forma de valorizar aqueles que vivem do mar e querem uma praia limpa e bonita”, enfatizou.

Texto: Adriana Coutinho / Tamoios News