Cidades Ubatuba

“Tour Laboratório de Projetos Musicais” começa em Ubatuba com shows do Duo de Choro “Cinema Mudo” e Elayne Moreira

Tamoios News

No dia 13 de julho, o palco do Projeto Tamar de Ubatuba recebe os primeiros shows do projeto Tour Laboratório de Projetos Musicais. Os primeiros shows serão do Duo de Choro “Cinema Mudo” e de Elayne Moreira.

Duo de Choro “Cinema Mudo” –  Show “Choro: o ritmo do Brasil” – 18h

O duo de choro foi criado em 2021, em Ubatuba (SP), por Ekaterina Abashkina (flauta transversal) e Paulo Cesoli (violão). Desde então, o duo se apresenta em diversas cidades tocando composições instrumentais do Choro, que é tido como o gênero musical genuinamente brasileiro.

O show “Choro: o ritmo do Brasil” homenageia os grandes compositores do gênero musical Choro, reproduzindo suas peças mais famosas em arranjos originais criados pelo Duo de Choro “Cinema Mudo”. O repertório é formado por peças instrumentais de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado, entre outros. No show, o duo também compartilha com o público algumas curiosidades sobre a vida e a obra dos autores entre as execuções das peças.

Elayne Moreira e Banda – Show “Muy Gitana” – 20h

Elayne é cantora e compositora desde a adolescência e partiu para a Europa aos 19 anos levando a música brasileira para ser apreciada em suas apresentações. Com repertório de grandes clássicos do samba, bossa nova, MPB, axé e forró, a cantora se apresentou em diversos eventos como o Heineken Jazz Festival (2009), na Espanha.

O show “Muy Gitana” mescla música latina com música brasileira, valorizando toda a diversidade de ritmos e características únicas dessas culturas. No repertório, canções autorais de Elayne Moreira, cantadas em português e espanhol, e composições de artistas ubatubenses. Elayne Moreira canta acompanhada de músicos experientes que trazem toda a energia pulsante da música latina. No violão, Benjamín Morán, na bateria, Vinícius Lordelos e na flauta transversal, Nico Brandão.

Os shows terão entrada gratuita, duração aproximada de 1 hora e classificação etária livre.

Os shows fazem parte do projeto “Tour Laboratório de Projetos Musicais”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo, que irá realizar a circulação de shows de 6 músicos de Ubatuba pelo Estado de SP. Ao todo, serão produzidos 24 shows.

A turnê foi idealizada pela produtora Carol Garcez, que depois de perceber uma grande demanda de circulação dos artistas locais, criou um projeto coletivo para todos os participantes do Laboratório de Projetos Musicais. O projeto vai possibilitar uma maior divulgação do trabalho dos artistas e criação de público.

Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo
Idealização e Produção Executiva: Carol Garcez
Apoio cultural: Projeto Tamar de Ubatuba/SP