Cidades Saúde

Varíola do Macaco, Litoral Norte já registra três casos confirmados

Tamoios News
Imagem Ilustrativa

O número de casos confirmados da Varíola do macaco no Litoral Norte de São Paulo subiu para três após a confirmação da Secretaria da Saúde de Caraguatatuba nesta segunda-feira (15).

Na semana passada, já haviam confirmados dois casos, sendo um em Ubatuba e outro em São Sebastião. Por enquanto, apenas Ilhabela não registra casos positivos.

Em nota, a Prefeitura de Ilhabela informou que os três casos suspeitos com o vírus Monkeypox vieram com resultado negativo. No momento, surgiram mais três casos suspeitos, que seguem aguardando resultado oficial dos exames.

Em Caraguá, a Prefeitura divulgou hoje, oficialmente em seu site, que o paciente confirmado é do sexo masculino, tem 22 anos e é morador da região sul. Segundo a Secretaria, ele apresentou sintomas no dia 1º de agosto, após retornar de uma viagem a São Paulo. No dia 5 de agosto procurou atendimento, onde foi feita a coleta do exame e permaneceu em isolamento domiciliar. Até o momento, o município registrou sete notificações, sendo um caso positivo, três negativos e três aguardam resultado.

No dia 10 de agosto a Prefeitura de São Sebastião também divulgou um comunicado oficial com as informações do 1° caso na cidade. Na ocasião, o paciente procurou a unidade de saúde com sintomas característicos da doença, foi coletado exame e enviado ao Instituto Adolf Lutz. A equipe de saúde orientou o paciente a permanecer em isolamento e realizou busca ativa dos contactantes, os orientando a procurar os serviços de saúde caso apareça algum sintoma.

Já em Ubatuba, o primeiro exame positivo foi informado oficialmente no dia 09 de agosto. A doença foi diagnosticada em um munícipe da faixa etária de 20 a 29 anos, que buscou por atendimento em uma unidade de saúde. O paciente é morador de Ubatuba e tem histórico de viagem recente para outra cidade do Estado de São Paulo. Ele passou por avaliação médica, não precisou de internação e segue em isolamento domiciliar, com acompanhamento das equipes de saúde da cidade.

Principais sintomas da varíola do macaco: lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir em qualquer parte do corpo, inclusive dentro da boca, genitais ou ânus. Outros sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores musculares, cansaço e calafrios, além de caroço nas axilas, pescoço e/ou virilhas.

Em estado de alerta, devido à confusão que algumas pessoas fazem por conta do nome da doença, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP informa a população de que macacos não transmitem a varíola.

Vale lembrar: Maus-tratos contra animais é crime ambiental segundo o Art. 29 da Lei n° 9.605/98. 

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de SP, todos os casos identificados até o momento, pelas agências de saúde no mundo, foram atribuídos à contaminação por transmissão entre humanos.

As secretarias de Saúde dos municípios orientam que em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar pela unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Por Redação Tamoios News