Cidades Ilhabela Notícias

Desde 2016, Ilhabela registrou cinco mortes em acidentes de trânsito

Tamoios News
Foto: PMI

Desde 2016, Ilhabela registrou um total de cinco mortes por acidente de trânsito. Foram três óbitos em 2016, um em 2018 e um em 2020. Os anos de 2017 e 2019 não registraram nenhuma ocorrência do gênero, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. 

No primeiro trimestre de 2021, não houve acidente de trânsito com vítima fatal no arquipélago. Mas foram registradas 7 ocorrências de lesão corporal em acidentes durante esse período. Entre 2016 e 2020, foram registradas 144 ocorrências do tipo. 

Maio Amarelo

Esta semana, a Prefeitura de Ilhabela iniciou a Campanha “Maio Amarelo” de 2021. Durante todo o mês, o Departamento de Trânsito com o projeto Editrans (Educando Ilhabela para um Trânsito Seguro) realizará diversas abordagens de conscientização, educativas e orientativas pelas ruas e avenidas da cidade com pedestres e condutores. A primeira ação ocorreu na manhã da última segunda-feira (3) na Praça Allan Kardec, na Barra Velha.

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.

Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” promove atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Programação para os próximos dias:

11 de maio (terça-feira): 9h – Praça Coronel Julião

13 de maio (quinta-feira): 9h – Praça da Bíblia (Itaguaçu)

17 de maio (segunda-feira): 9h – Praia Grande

20 de maio (quinta-feira): 9h – Pedra do Sino

25 de maio (terça-feira): 9h – Perequê

28 de maio (sexta-feira): 13h – Fila da Balsa