Cidades Notícias São Sebastião

Escritora sebastianense é finalista de prêmio de literatura infantil e juvenil

Tamoios News

A escritora Janaina de Figueiredo, nascida em São Sebastião, é uma das finalistas de um dos prêmios mais importantes do Brasil em Literatura Infantil e Juvenil. Esse prêmio é organizado pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) desde 2017. A premiação se tornou uma referência de qualidade para produção literária voltada para infância e juventude. Além disso, se caracteriza como um importante canal de divulgação e visibilidade de escritores e ilustradores.

A edição deste ano, de acordo com a AEILIJ, contou com 246 obras inscritas, provenientes de 18 Estados do Brasil. Há neste prêmio quatro categorias: texto literário infantil; juvenil; reconto ou adaptação e ilustração.

O livro, Boi de Conchas e outros Contos Caiçaras, ilustrado pela Bruna Lubambo e escrito por Janaina de Figueiredo, ficou entre os finalistas na categoria Reconto e Adapatação. O livro trata-se de uma coletânea de narrativas orais encontradas no universo caiçara na região do Litoral Norte (Ilhabela, São Sebastiao, Ubatuba e Caraguatatuba).

Segundo Figueiredo, “pesquiso essas histórias e muitas delas mantém a mesma estrutura narrativa. Esse universo é encantador”.

A escritora neste livro traz as imagens da cultura à beira-mar. É a nossa cultura caiçara na escrita de Janaina de Figueiredo. Agora, é torcer!