Cidades Notícias São Sebastião

Espaço Cultural Circo Navegador realiza apresentações online durante mês de abril

Tamoios News
Foto: Divulgação

O Espaço Cultural Circo Navegador, de São Sebastião, está com programação online durante todo o mês de abril. Dentre as atrações estão apresentações de circo, teatro, cinema, dança, contação de histórias e muito mais.

As apresentações serão realizadas pelo Facebook (facebook.com/CircoNavegador) e Youtube (youtube.com/CircoNavegador) do Circo Navegador, e contarão com a participação de artistas e personalidades do Litoral Norte, como: Adriana Simões, Alejo Linares, Anderson Guiam, Felipe Lins Santos, Gih Maldonado, Janaina Figueiredo, Jimmy Brown, José Américo, Luciano Draetta, Priscila Siqueira, Ricardo Plaza, Toshiko Oiwa e Venício Toledo.

Segundo a organização, “nesse momento de pandemia, a contribuição das artes e da cultura para o desenvolvimento da resiliência é uma ferramenta de sobrevivência. Em momentos difíceis, como o que estamos passando, é que a busca de sentido para os acontecimentos pode ajudar a transformar as situações e as pessoas”.

Confira a programação:

Dia 10/4 (Sábado)

17h – Espetáculo: “Circo Show” – com Palhaço Zé Gambiarra

Circo Show é um espetáculo solo, onde o Palhaço Zé Gambiarra entra em cena com a sua maleta repleta de números de habilidades, interações, malabarismos e  música. De maneira divertida, quem assiste ao espetáculo é convidado a entrar em cena, obrigando o palhaço a jogar diretamente com novas possibilidades, nas mais diversas situações que vão exigir todo seu jogo de cintura, tornando a apresentação única e surpreendente.

17h30 – Espetáculo: “Bancicleta e os Palhaços QUASE Músicos” – com Circo Navegador

Palhaços e música sempre combinaram muito bem. No espetáculo “Bancicleta e os Palhaços QUASE Músicos” essa mistura traz a tradição e a contemporaneidade muito bem misturadas, com palhaçada típica dos circos brasileiros e a invenção de instrumentos que aguçam a curiosidade dos espectadores.

Dia 11/4 (Domingo)

17h – Contação de História: “O Pássaro da Chuva e outras Histórias” – com grupo Alma de Maré

“O Pássaro da Chuva e outras Histórias” apresenta um repertório de contos da tradição oral, com referências aos Mestres Griôs. A contação convida o público a refletir  sobre temas como liberdade e o valor dos saberes passados de geração em geração.

17h30 – Espetáculo: “Notícia pra Embrulhar Peixe” – com grupo Circo Navegador (Classificação 12 anos)

Neste espetáculo, um vendedor de peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas dos jornais, que são usadas para embrulhar seu produto. De maneira bastante ácida, o personagem denuncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle. Este é um espetáculo provocativo, que estimula o empoderamento, a criação das autonomias e o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Dia 17/4 (Sábado)

17h – Espetáculo Musical: “Ô de Casa!” – com Alma de Maré

O espetáculo musical “Ô de Casa” apresenta repertório autoral do grupo Alma de Maré, com referências folclóricas e mitológicas do povo brasileiro, numa mistura de situações cotidianas contemporâneas que refletem sobre a relação entre ser humano e meio ambiente.

O repertório é inspirado na base rítmica das manifestações da cultura popular brasileira e nos personagens Saci Pererê, Cobra-Grande, Matinta Pereira, entre outros.

As musicalidades do Coco, Cacuriá, Congada, Bumba-meu-Boi, Ciranda e Arrastapé passeiam pelo espetáculo propiciando um grande encontro com a música tradicional brasileira de maneira divertida, reflexiva e crítica.

17h30 – Espetáculo: “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?” – com Circo Navegador

Num encontro inusitado, o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo em criações próprias que se equilibram entre o deboche e a elegância.

O espetáculo foi criado em 2007 e já foi apresentado no Chile e na Argentina, além de várias turnês realizadas pelo Brasil.

Dia 18/4 (Domingo)

17h – Contação de História Musical: “Boi de Conchas” – com grupo Corre Cotia

A contação musical busca recontar a história do boi de conchas, um conto caiçara de Ubatuba que foi revitalizado pelos narradores da cidade de São Sebastião.

O boi Ratambufe se torna, nessa contação, o protagonista de sua história e de suas escolhas: “Eu sou Ratambufe, com muito orgulho! Nasci com estórias sobre você, mar”.

Durante a contação, o mar surge como um personagem coadjuvante, reforçando o protagonismo e criando um diálogo, entre o mar e o boi, para lá de interessante. O espetáculo é realizado pelo grupo Corre Cotia, dialoga com diversas linguagens artísticas, buscando flagrar os principais elementos do reconto. O espetáculo traz a brincadeira do boi para cena, a magia da cultura popular e da tradição oral.

17h30 – Espetáculo: “Quixotes” – com grupo Circo Navegador (Classificação 12 anos)

Uma dupla de atores mambembes – conjunto teatral ambulante – chega ao espaço cênico para contar a história do cavaleiro Dom Quixote de La Mancha, que acreditava poder consertar o mundo. Durante a narrativa, confundem as aventuras e desventuras escritas por Cervantes com sua própria trajetória. Assim, como as personagens que representam, acreditam poder transformar o mundo.

Dia 22/4 (Quinta-Feira)

20h – Cineclube debate o Filme “Jango” de Silvio Tendler

Em “Jango” é retratada a trajetória política de João Goulart, o 24º presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964.

A partir de uma extensa pesquisa de arquivo, que incorpora cinejornais da época, fotografias e manchetes de jornais, a obra percorre desde o início da carreira de João Goulart, passando pelos governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, até a sua morte, doze anos depois de ter deixado o país rumo ao exílio no Uruguai.

Participarão do debate os pensadores políticos e sociólogos Priscila Siqueira, José Américo e Ricardo Plaza.

Dia 23/4 (Sexta-Feira)

20h – Espetáculo: “Entre Mundos – Ritual do Vazio” – com Toshiko Oiwa

“Entre Mundos” é um espetáculo de dança contemporânea que apresenta o diálogo de culturas a partir do sublime, transitando entre este mundo e outros mundos, em busca da espiritualidade. O que nos faz viver? Por que morremos? O que acontece depois desta vida? Por que estamos aqui? São algumas das questões levantadas durante a apresentação.

Dia 24/4 (Sábado)

18h – Oficina de mímica: “Auto Expressão para artistas”

Inscrições até 22/4 às 23h59 pelo link: https://forms.gle/35KqPZnGa4MVzfYk7

Dando continuidade à proposta de refletir teórica, filosófica e tecnicamente sobre maneiras de expressão, o mímico argentino Alejo Linares aborda nesta aula diferentes técnicas corporais, assim como conceitos e ideias práticas e acessíveis a todos, trazendo alguns dos fundamentos essenciais para a formação artística.