Cidades Notícias

Estado de São Paulo tem queda nas fatalidades de trânsito

Tamoios News
Foto: Arquivo/Agência Brasil

De acordo com os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP, o Estado de São Paulo registrou queda no número de fatalidades de trânsito no primeiro mês de 2021. Em janeiro, houve 359 óbitos contra 377 no mesmo período do ano passado (-4,8%). Já com relação a acidentes com vítimas, que incluem ocorrências não fatais, houve aumento no mês: 14.225 acidentes em janeiro deste ano contra 13.676 em 2020 (+4,0%).

Meios de transporte

A análise do programa Respeito à Vida indica ainda queda nas fatalidades entre pedestres e ciclistas. A maior redução ocorreu entre os pedestres: foram registradas 68 fatalidades contra 95 em janeiro do ano passado (-28,4%). A queda também foi significativa entre os ciclistas, com 26 ocorrências fatais em janeiro contra 34 em 2020 (-23,5%).

Ocorrências envolvendo motos lideram as estatísticas, com 150 casos em janeiro deste ano, aumento de 4,2% na comparação com 2020 (144 óbitos). Em seguida, aparecem os automóveis com 86 ocorrências contra 82 em 2020, variação de 4,9%.

Sobre o programa Respeito à Vida

Programa do Governo do Estado de São Paulo, atua como articulador de ações com foco na redução de acidentes de trânsito. Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve ainda as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

*Fonte: Detran.SP