Segundo informações da secretaria de Saúde de Ubatuba, ocorreu uma alteração de temperatura em geladeiras de vacinas de algumas unidades de saúde (Perequê-Mirim, Rio Escuro e Lagoinha, incluindo as vacinas da Praia Dura, que estavam na unidade da Lagoinha) na noite da última segunda (29) devido à falta de energia elétrica por causa do temporal.
Dentre as vacinas expostas à alteração de temperatura, havia um total de 240 doses de vacina contra a Covid-19. Condições climáticas extremas frequentemente provocam instabilidade na rede elétrica e podem ocasionar alteração na temperatura nas câmaras de conservação de vacinas.
A secretaria estadual de Saúde foi notificada e fará a avaliação da situação e das doses de vacinas expostas à alteração de temperatura para verificar se as mesmas serão liberadas para uso. Segundo a prefeitura, este é o procedimento de rotina em todo o país e para todas as situações de alteração de temperatura.
A prefeitura de Ubatuba disse ainda que “não é possível afirmar que as doses foram perdidas, uma vez que só após a avaliação técnica do governo do Estado saberemos qual será o procedimento indicado”.