Cidades Notícias São Sebastião

Grupo sebastianense ganha Prêmio Funarte RespirArte

Tamoios News

Representando o município de São Sebastião, o grupo Circo Navegador foi contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte, destinado a produções artísticas online por meio de vídeos desenvolvidos para plataformas digitais. A premiação foi para o vídeo “Boa Noite”, interpretado pelo palhaço Surubim, promovendo a reflexão sobre os processos criativos e a importância da arte em tempos de pandemia.

O vídeo “Boa Noite”, com duração de 8 minutos, é uma pequena amostra do que virá a ser, em um futuro próximo, o novo espetáculo do grupo, em que a dramaturgia é construída de forma cíclica, típica dos espetáculos circenses. A obra que está sendo criada trará cenas que vão se somando e contribuindo para a narrativa, ampliando a atenção e a curiosidade em torno do objetivo principal do personagem que é “Ter uma boa noite de sono”.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão do Governo Federal brasileiro cuja missão é promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. Em razão da pandemia, os espaços de trabalho dos artistas ficaram reduzidos e este prêmio tem a função de auxiliar na subsistência de trabalhadores da cultura autônomos, que não possuem outras formas de sustento senão a venda de suas criações.

Nesta sexta-feira (15), às 19h, será feita uma transmissão ao vivo, diretamente no Canal do Youtube do Circo Navegador (www.YouTube.com/CircoNavegador) com a equipe de criação dessa obra.

O trabalho premiado pode ser acessado por meio do link https://youtu.be/ZFMXWRNsEvU.

Sobre o idealizador do projeto

O idealizador do projeto, Luciano Draetta, palhaço, ator, autor, diretor, pesquisador e Mestre da Cultura Popular, reconhecido pelo Ministério da Cultura, em 2017. Além de artista e ativista da cultura, também desempenha funções de produtor, curador e diretor artístico. Concluiu a formação acadêmica no curso de Letras em 2010, com a pesquisa “A comunicação no espetáculo de circo”, que é um estudo sobre as formas narrativas e dramatúrgicas dos espetáculos circenses, que resultou em diversos artigos publicados em sites e revistas especializadas.

*Fonte: Prefeitura de São Sebastião