Cidades Ilhabela Notícias

Ilhabela capacita trade turístico e alerta para regras no avistamento de baleias e golfinhos

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela deu sequência às capacitações ao trade turístico que integram a programação da abertura da temporada de baleias e golfinhos, evento que visa a estruturação para trabalhar este segmento de forma sustentável. O treinamento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, teve como foco os monitores e guias de turismo, agências de receptivo, os representantes de marinas, bem como marinheiros e tripulantes de embarcações.

Mais de 60 pessoas estiveram presentes no treinamento que contou com as palestras de Sérgio Cipolotti, da Tauassu Consultoria Ambiental, e José Truda Palazzo Junior, do Instituto Baleia Jubarte. Além disso, a capacitação contou com a participação de Júlio Cardoso, do Projeto Baleia à Vista, e Mia Morete, do VIVA Instituto Verde Azul.

Um dos pontos mais importantes abordados no encontro tratou dos cuidados e regras necessárias para acompanhar o avistamento de cetáceos. A chave para gerar consciência é difundir a informação. Nesse sentido, o turismo é um importante vetor de conscientização em relação aos cuidados na avistagem de cetáceos e no apoio à pesquisa para entender os hábitos das baleias e golfinhos que frequentam nossa região.

Confira aqui as regras básicas para o avistamento de cetáceos:

– Mantenha 100 metros de distâncias dos animais;
– Não persiga as baleias ou golfinhos;
– Não separe os animais do grupo;
– Não encurralem as baleias ou golfinhos;
– Não faça barulho;
– Não joguem objetos no mar;
– Não mergulhe com as baleias ou golfinhos;
– Não permaneça mais do que 30 minutos perto dos animais;
– Drones são permitidos somente acima de 150 metros;
– Proibido mais do que dois barcos simultâneos;
– Mantenha o motor em neutro e nunca acelere.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela