Cidades Ilhabela Notícias

Ilhabela inaugura Loja das Comunidades Tradicionais

Tamoios News

A Prefeitura de Ilhabela disponibilizou dentro das dependências da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) a primeira Loja Permanente das Comunidades Tradicionais do arquipélago.

Os artesanatos foram confeccionados por moradores do Jabaquara, Fome, Ilha da Vitória, Guanxuma dos Búzios, Porto do Meio dos Búzios, Serraria, Guanxumas, Eustáquio, Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa, Mansa, Vermelha, Figueira, Sombrio e Bonete.

As peças foram elaboradas por meio de diversas matérias prima, entre elas, a palha de bananeira, o bambu, a madeira, tecidos, sementes e conchas. São alternativas de uso sustentável e geração de renda para os moradores das comunidades tradicionais.

“Valorizamos o modo de vida caiçara, fortalecendo a identidade caiçara ilhéu. A loja apresenta de forma mais ampla todo universo caiçara, viabilizando sua comercialização e aquecendo o mercado local, além de divulgar a história e cultura dessas comunidades”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A instalação da loja tem a parceria das Secretarias de Cultura, de Desenvolvimento e Inclusão Social e de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

“Esse projeto ajuda a manter viva a história e cultura das comunidades tradicionais. Em breve teremos mais novidades, com projetos e exposições, mas sempre atendendo todo protocolo de segurança da Covid-19”, disse o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.

Já a secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato, destaca a importância da parceria entre secretarias neste projeto. “É uma conquista muito importante aos moradores das comunidades tradicionais. Ter uma loja fixa no Centro Histórico de Ilhabela vai valorizar muito a venda dos produtos”.

A Loja Permanente das Comunidades Tradicionais está situada na sede da Fundaci, que fica na Rua Doutor Carvalho, nº 80, na Vila (Centro Histórico). Mais informações pelo telefone 3896-1747.

*Fonte: Prefeitura de Ilhabela