Cidades Notícias

Livro infantil “Histórias Passarinheiras” estimula leitura em família com rimas e show online e gratuito

Tamoios News
Foto: Taíne Cardoso

Livro infantil de histórias rimadas, “Histórias Passarinheiras” tem show de lançamento com o Grupo Passarinheiros, neste dia 18 de abril, com transmissão online e gratuita pelas redes sociais do Parque Vicentina Aranha. A realização do livro é uma união entre a autora Marcela Pupio, parte do Grupo Passarinheiros, coletivo de contação de histórias e música, e a ilustradora Priscila Fernandes. O intuito do projeto é estimular o gosto pela leitura em crianças e levar um jeito diferente de contar essas histórias para toda a família e profissionais da educação.

As narrativas que compõem “Histórias Passarinheiras”, antes contadas e musicadas apenas em apresentações do Grupo Passarinheiros, agora estarão ao alcance das mãos, em formato literário. O livro traz três histórias rimadas: “Uma partida de futebol”, “O Cravo e a Rosa” e “A formiguinha escritora”. Através da rima, o livro convida adultos e crianças a entrar em um universo lúdico, brincar com as palavras e com a criatividade de cada um.

Foto: Taíne Cardoso

Além de destinado à crianças entre 3 e 10 anos e suas famílias, a linguagem de “Histórias Passarinheiras” torna o livro também especialmente indicado para professores e interessados no processo de alfabetização. Para a autora, “Através das histórias, lidas ou contadas, é possível expressar sentimentos e pensamentos que muitas vezes não se consegue expressar através da linguagem cotidiana. A rima convida as crianças a brincar com as palavras, ajudando no processo de alfabetização, enriquecendo seu vocabulário e estimulando o gosto pela leitura.”

Para completar este universo cheio de estímulo e incentivo à leitura que envolve educação e diversão, o lançamento de “Histórias Passarinheiras” acontece com apresentação online e gratuita do Grupo Passarinheiros, com música e contação de histórias. Para os pais e interessados, a autora Marcela Puppio e a ilustradora Priscila Fernandes participarão de um bate-papo também online, no mesmo dia, para compartilhar sobre o processo de criação do livro e a importância de encontrar maneiras criativas para estimular a leitura nas crianças.

Este é um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, no Edital Nº 003/P/2020 de Publicação de Obra Literária. Exemplares do livro serão disponibilizados em escolas e bibliotecas públicas da cidade de São José dos Campos e poderão ser adquiridos a preços populares através das redes sociais do Grupo Passarinheiros.

Para saber mais, acesse @grupopassarinheiros no Instagram e no Facebook.

SERVIÇO | Show de Lançamento do livro “Histórias Passarinheiras”

Quando?
18 de abril, domingo, às 10h30

Onde?
Nas redes sociais do Parque Vicentina Aranha
YouTube: www.youtube.com/ParqueVicentinaAranha
Facebook: www.facebook.com/ParqueVicentinaAranha

Datas e acesso de próximas apresentações:

23 de abril, sexta, horário a ser divulgado
Nas redes sociais da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
Instagram: www.instagram.com/bpcassianoricardo
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecassiano/
Portal do LED: www.escolainterativasjc.blogspot.com

24 de abril, sábado, às 16h
No Facebook da Biblioteca Solidária de São Francisco Xavier: www.facebook.com/BibliotecaSolidariaSFX

01 de maio, sábado, às 16h
No Instagram do Grupo Passarinheiros: www.instagram.com/grupopassarinheiros

Para adquirir um exemplar:
Mande um inbox em: www.instagram.com/grupopassarinheiros
Ou entre em contato: (12) 99633-1630

FICHA TÉCNICA
Autora: Marcela Puppio
Ilustradora e Diagramadora: Priscila Fernandes
Revisor de Texto: Paulo Barja
Figurinista do show: Ivani Melo
Assessoria de Imprensa: Revoada Assessoria

GRUPO PASSARINHEIROS É:
Marcela Puppio – voz e alfaia
Gabriel Salve – voz e violão