Recentemente, moradores de São Sebastião gravaram imagens de água de cor escura sendo despejada no mar, na área do Porto Organizado de São Sebastião. Em uma das gravações, um pescador afirma que a água exala cheiro ruim.
Trata-se do descarte de água da dragagem, processo que consiste em remover parte do fundo do mar por meio de equipamentos chamados de dragas, a fim de torná-los mais fundos ou mantê-los na profundidade adequada para determinados usos. Durante o processo são removidos materiais como lama, areia, pequenas rochas e até lixo, que se acumulam devido ao vento, correntes, chuva e outros processos.
Questionado sobre a água que aparece nas gravações, o presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), responsável pela administração do porto, Paulo Tsutomu Oda informou que nesta sexta-feira (28) foi realizada a amostragem da água que está dentro do dique, com o intuito de avaliar a sua qualidade. Porém, os resultados das análises ainda não saíram. Segundo Oda, essa amostragem e outras, que ocorrerão a cada 20 dias, fazem parte do monitoramento ambiental da dragagem de manutenção.
Leia a resposta completa do presidente da Cia Docas:
Em atenção às solicitações de esclarecimento sobre o lançamento de água na lateral do dique da Baía do Araçá, queremos informar que este material começou a se deslocar para o meio deste dique onde existe uma região mais baixa, acumulando água e sedimento.
Como o dique é feito de rocha, este material está sendo filtrado entre o enrocamento acumulando na parede do Porto e se deslocando para os dois pontos como aparecem no vídeo enviado por este grupo.
Para segurar todo o sedimento depositado, estamos reforçando o dique interno com material granular e construindo diques dentro da área de despejo com a finalidade de que o material dragado faça maior percurso de filtragem só retornando água limpa para o mar.
Destacamos que hoje foi realizada amostragem da água que está dentro do dique, com o intuito de avaliar a sua qualidade. Essa amostragem e outras, que ocorrerão a cada 20 dias, fazem parte do monitoramento ambiental da dragagem de manutenção.
Agradecemos a intervenção da Comunidade do Araçá neste episódio e nos colocamos à disposição para os esclarecimentos necessários.