Caraguatatuba Cidades Notícias

Pesquisa aponta que 74,65% dos moradores acreditam que turismo beneficia economia de Caraguatatuba

Tamoios News

A Pesquisa de Percepção do Turismo, feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo do Estado, aponta que moradores de Caraguatatuba entendem como bom o turismo no município.

A enquete foi feita entre o final de novembro o início de janeiro quando foram preenchidos 212 formulários on-line. Segundo o Estado, o mínimo necessário para a pesquisa era de 190 respostas.

Pelo perfil dos participantes, 54,50% das respostas foram de mulheres, nas faixas etárias de 40 a 49 anos (30,52%) e 30 a 39 (27,70%), 33,80% informaram ter superior completo, 31,92% têm renda familiar de até três salários mínimos e 25,35% trabalham diretamente com turismo.

Em relação à avaliação do setor, 63,03% informaram que o turismo é bom para a cidade e 53,05% ressaltaram que é bom para os moradores, inclusive em relação a economia e a geração de empregos.

Já nos itens que avaliam o impacto do turismo na cidade, 74,65% acreditam que o turismo beneficia a economia local, 13,74% acreditam que a presença de visitantes não prejudica a utilização das atrações pelos moradores, 5,63% não veem impacto negativo nos recursos naturais, 15,57% não acreditam que o setor dificulte ou impacte na busca por moradia e 33,33% acreditam que o turismo ajuda a preservar a cultura.

Com relação à expectativa para os próximos dez anos, 40,57% dos moradores esperam que a cidade receba mais visitantes.

“Os moradores são impactados diretamente pelas atividades turísticas”, lembrou o secretário Estadual de Turismo, Vinicius Lummertz. “E por isso suas opiniões são fundamentais para o desenvolvimento do setor”.

Na avaliação da secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, a pesquisa mostra que a população tem a percepção da importância do turismo enquanto atividade econômica, mas não se sente confortável com os impactos que esse aumento populacional temporário gera. “O que nos aponta uma necessidade de avaliação de ações corretivas principalmente nas questões de mobilidade urbana, meio ambiente e qualidade de vida”.

Ainda conforme ela, “a pesquisa é importante para nos apontar esse sentimento do morador para que possamos alinhar nossas políticas públicas no sentido de resolver essas questões e fazer com que o turismo desenvolva papel importante não apenas no desenvolvimento econômico, mas, principalmente no desenvolvimento social, gerando qualidade de vida para quem aqui vive”.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, ressalta que o turismo será importante para a retomada econômica da cidade. “A pandemia colocou à prova o empresariado local e, por isso, juntos, vamos nos reinventar. Seja na realização de eventos, quando permitidos, na baixa temporada. Além disso, estamos promovendo melhorias nos equipamentos turísticos, como o Complexo Turístico do Camaroeiro, a revitalização das trilhas do Jacaré e Pedra da Freira, bem como melhorias nas Praças de Artesanato (Diógenes Ribeiro e Antônio Fachinni) do Centro e da Martim de Sá. São importantes estruturas que também atraem turistas”, cita.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba