Cidades Notícias Ubatuba

Presidente da Câmara de Ubatuba é eleito para mesa diretora do Parlamento Regional

Na tarde da última sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São José dos Campos sediou a reunião de constituição do Parlamento Regional Metropolitano do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, que engloba 39 municípios, agrupados em cinco sub-regiões que somam mais de 2,5 milhões de habitantes.

A iniciativa da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) tem o objetivo de promover a integração das cidades, visando o desenvolvimento da região, e tratar as questões comuns ao conjunto respeitando as peculiaridades de cada município.

No novo modelo de regionalização em processo de implementação pelo governo estadual, serão formados 33 parlamentos regionais. A representação legislativa terá assento no Conselho de Desenvolvimento estadual, junto ao Poder Executivo e sociedade civil.

Do total de 417 vereadores, participaram da reunião representantes de 30 cidades. Da Câmara de São José dos Campos, compôs a mesa diretora da reunião o vereador Juvenil Silvério (PSDB) representando a sub-região de São José dos Campos, ao lado do presidente do conselho da UVESP, Sebastião Misiara, da presidente executiva Silvia Melo, do subsecretário de assuntos metropolitanos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional Bernardo Ortiz Júnior e o deputado federal Eduardo Cury (PSDB).

O presidente da Câmara joseense, Robertinho da Padaria (Cidadania) e a vereadora Dulce Rita (PSDB), mais votada na região, conduziram os trabalhos de aprovação do protocolo estatutário e eleição da mesa diretora do Parlamento Regional para o biênio 2021-2023. Também estavam presentes os vereadores Marcelo Garcia (PTB), Renato Santiago (PSDB), Roberto Chagas (PL) e Thomaz Henrique (Novo).

A mesa diretora eleita tomou posse imediatamente e é composta por: presidente Bruno Camargo (Democratas), de Lorena; 1º vice-presidente Boanerge dos Santos (PTB) 2º vice-presidente Jorge Ribeiro da Silva Filho (PV), de Ubatuba; 3º vice-presidente Juvenil de Almeida Silvério (PSDB), de São José dos Campos; 4ª vice-presidente Daniele Karine Dias de Oliveira (PSC), de Guaratinguetá; secretária geral Erika Affonso (PSDB), de Bananal; 1ª secretária Elaine Cristina Fernandes Nogueira (PTB), de Cunha; 2ª secretária Neusa Liane Grillo Menegon (PTB), de Silveiras.

A sede do Parlamento será em Taubaté. O próximo passo será a composição de 14 comissões temáticas: Educação e Cultura; Saúde; Segurança Pública; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda; Planejamento, Meio ambiente e Assuntos Jurídicos; Habitação, Regularização Fundiária e Agricultura; Ação Social, Idoso, Mulher, Criança, Adolescente e Segurança Alimentar; Mobilidade Urbana e transporte; Saneamento básico, recursos hídricos e infraestrutura; Inclusão social e acessibilidade; Comunicação, Ciência e Tecnologia; Bem-estar e Defesa de Animais; Turismo e Sustentabilidade.

Formação do Parlamento Regional Metropolitano

• Sub-região de São José dos Campos: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca, São José dos Campos.

• Sub-região de Taubaté: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Tremembé.

• Sub-região de Guaratinguetá: Aparecida, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim, Roseira.

• Sub-região de Cruzeiro: Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro, Silveira.

• Sub-região de Caraguatatuba: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba.

*Fonte: Câmara Municipal de São José dos Campos