Cidades Notícias São Sebastião

Sabesp encerra Semana do Meio Ambiente com doação de tampinhas a entidade de São Sebastião

Tamoios News
Foto: Tamoios News

A Sabesp marcou presença na Semana do Meio Ambiente em diferentes ações nas quatro cidades do Litoral Norte, incluindo palestras, ligações de esgotos, plantio de árvores e apoio em eventos de coleta de resíduos sólidos.

Em Ilhabela abrindo a programação ambiental a Companhia, junto a Prefeitura Municipal iniciaram oficialmente a execução das ligações de esgotos das novas redes construídas pelo poder executivo que serão operadas pela Sabesp. O evento aconteceu no bairro Costa Bela e celebra as 530 novas ligações previstas, que somadas as que já estavam disponíveis em outros bairros somam mil imóveis com esgotos coletados e tratados na cidade, que celebrou também ao longo da semana a ativação da estação elevatória de esgotos do Núcleo Santa Terezinha, responsável pelo encaminhamento de efluentes para tratamento de aproximadamente 250 residências.

Em Caraguatatuba a Companhia participou de ações de plantio de mudas de árvores em área próxima ao rio Santo Antônio e também nas imediações do rio Mococa, na Tabatinga. Técnicos da Companhia ministraram palestra sobre o processo de tratamento de esgotos desde a coleta, encaminhamento até o tratamento e destinação final para crianças estudantes das EMEFs Benedito Inácio Soares e Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu e Antonia Ribeiro da Silva, no Jardim Califórnia, na região central do município.

Outra ação em apoio à Semana do Meio Ambiente foi o apoio a ação de limpeza de praias realizada por meio de uma parceria com a secretaria do meio ambiente e organizações não-governamentais de Caraguatatuba. A primeira limpeza aconteceu nesse sábado (5) e se repete no próximo sábado, dia 12 de junho.

Em Ubatuba a Companhia apoiou a limpeza da praia do Perequê-Açu promovida pelo Instituto Ubatuba Sim em parceria com o grupo Cuidadores das Águas. Foi disponibilizada água para hidratação dos voluntários que se reuniram para o mutirão de limpeza.

Em São Sebastião a Sabesp foi parceira da ONG Psicoletores com fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) para coleta de resíduos nas praias da Gaivota e Figueira, na Costa Norte da cidade. Foram retirados do meio ambiente 35,8 kg de resíduos incluindo 1,9 kg de vidro, 1,5 kg de plásticos, 100 gr de metal, 509 bitucas, além de 22 embalagens de cigarros.

Para encerrar a Semana do Meio Ambiente com chave de ouro a Sabesp realizará nesta quarta-feira (9) a entrega de 46 kg de tampinhas plásticas coletadas ao longo do mês pelos funcionários da Sabesp do Litoral Norte em ação realizada pelo grupo de voluntariado da empresa. A doação é destinada a entidade assistencial Integra que auxilia crianças com síndrome do espectro autista no município.

Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, além das ações em parceria com os municípios, o destaque em 2021 foi o evento virtual para filhos de funcionários da Companhia que atuam no Litoral Norte. A mostra virtual de desenhos em encontro virtual via Zoom foi o diferencial no quesito “evento” em tempos de isolamento social.

“Neste ano estamos buscando uma maior interação com a comunidade e com os atores envolvidos, mesmo com a pandemia, e com todos os cuidados para proteger os profissionais envolvidos e a população. Estão sendo valorizadas ações de conexão de ligações de esgotos, lançamento de obras de controle e gestão de perdas, ações estas essenciais para a melhoria do nosso meio ambiente. Importante também é valorizar o trabalho da Sabesp inclusive com a proteção da Amazônia, com a possibilidade de contribuirmos daqui com esta floresta fundamental em nosso regime de chuvas e da proteção contra o desmatamento”, finalizou Bueno.

*Fonte: Sabesp