Cidades Notícias São Sebastião

Trabalhadores do Porto de São Sebastião fazem paralisação nesta sexta-feira

Tamoios News

Conforme havia sido comunicado no início da semana, trabalhadores portuários de São Sebastião realizam nesta sexta-feira (28) uma paralisação por 12 horas, contra a desestatização dos portos. Os manifestantes se opõem à agenda do Governo Federal de concessões de portos brasileiros à iniciativa privada.

Um dos portos que estão em processo de concessão é o Porto de São Sebastião. Ainda não há data definida para o leilão, mas a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) já abriu uma consulta pública para receber contribuições a respeito da concessão. 

Segundo informações do advogado e portuário Felipe Zangado, em São Sebastião a mobilização começou hoje às 6h30 e conta com apoio do Sindipetro, Apeoesp, Sindserv e do Fórum dos Sindicatos do Litoral Norte.

Compareceram e deram suporte aos manifestantes os vereadores Teimoso (PSDB) e André Pierobon (MDB). Pierobon discursou em defesa da autoridade portuária pública.

Robson Ceará falou representando os estivadores, Felipe Zangado e Rodolfo representaram os conferentes, com o apoio das lideranças dos demais sindicatos que participam da mobilização portuária.

Ainda segundo Felipe, durante a manhã de hoje compareceram na mobilização aproximadamente 70 pessoas de todo setor portuário, inclusive funcionários e diretores dos operadores portuários. “A iniciativa privada do porto participou e nos apoiou”, relata.