Cidades Notícias Ubatuba

Ubatuba é primeira colocada em ranking de cidades turísticas de São Paulo

Tamoios News
Ubatuba. (Foto: Tamoios News)

Os resultados do ranqueamento de 2021, com a pontuação de setenta Estâncias e Municípios de Interesse Turístico (MITs) do Estado de São Paulo, incluem as quatro cidades do Litoral Norte entre as vinte e cinco primeiras colocadas.

O destaque é para a cidade de Ubatuba, que obteve a maior pontuação e se classificou em primeiro lugar. Ilhabela ficou na nona posição, Caraguatatuba na décima sexta e São Sebastião na vigésima quinta. Entre os critérios para a pontuação estão: fluxo turístico permanente, atrativos turísticos, equipamentos e serviços turísticos.

CLASSIFICAÇÃO DO LITORAL NORTE:
1º Ubatuba, pontuação final – 92
9º Ilhabela, pontuação final – 80,5
16º Caraguatatuba, pontuação final – 75,25
25º São Sebastião, pontuação final – 72,5

Há uma série de condições para a classificação de um município como Estância Turística, como “ser destino turístico consolidado; possuir expressivos atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais ou artificiais; dispor, no mínimo, dos seguintes equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem, serviços de alimentação, serviços de informação e receptivo turísticos; dispor de infraestrutura de apoio turístico, como acesso adequado aos atrativos, serviços de transporte, de comunicação, de segurança e de atendimento médico emergencial, bem como sinalização indicativa de atrativos turísticos adequada aos padrões internacionais; dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável, sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários e gestão de resíduos sólidos; ter um plano diretor de turismo, aprovado e revisado a cada três anos; manter Conselho Municipal de Turismo devidamente constituído e atuante”, entre outros.

Para conferir o ranking completo, acesse:
https://www.turismo.sp.gov.br/publico/include/download.php?file=707