Cidades Notícias Ubatuba

Ubatuba recebe oficina de papel artesanal com bitucas recicladas

Tamoios News

Nesta quinta-feira (28), às 14h, no Terminal Turístico do Perequê-Açú, Leila e Carmen do Papel do Quintal oferecerão uma oficina de papel artesanal com bitucas recicladas, na programação do Fórum de Saberes Artesanais de Ubatuba. O papel artesanal será feito a partir da massa celulosica proveviente da reciclagem de bitucas coletadas no município.

A Padaria Integrale é parceira e apoiadora do programa desde o início de 2021, sendo pioneira na ação em Ubatuba. O grupo Cuidadores das Águas de Ubatuba, também conseguiu o apoio de seis Quiosques na Praia do Perequê Açu, que estão investindo em três caixas coletoras de bitucas. São eles: Quiosque Girassol, Quiosque da Mimi, Quiosque Break e Pare, Quiosque Parada 14, Quiosque da Sassa e Quiosque Recanto do Japa. Esta ação foi desenvolvida com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba.

No total são 13 caixas coletoras de bitucas em Ubatuba. A coleta é realizada mensalmente, pela equipe da Poiato Recicla. As bitucas são encaminhadas a usina de reciclagem da Poiato Recicla em Votorantim, onde é realizado um tratamento que retira todas as substâncias tóxicas, através de uma tecnologia desenvolvida pela UnB. O resultado é uma massa celulosica que é usada para fazer papel artesanal.