Caraguatatuba Cidades Notícias

Usuários apontam prós e contras após intervenção da prefeitura na Praiamar

Foto: Claudinéia Silva

Os serviços da empresa Praiamar Transportes estão sob intervenção da Prefeitura de Caraguatatuba. A gestão municipal passou a administrar a concessionária após descumprimento de obrigações firmadas em contrato com o objetivo de corrigir e aprimorar os serviços que não estavam de acordo com o estipulado em contrato.

Passados quase quatro meses da suspensão da Praiamar do comando do transporte público de Caraguatatuba fomos saber com os usuários o que mudou para quem utiliza as linhas de ônibus no município.

Para Orlando, 47 anos, morador do bairro Tabatinga, melhorou a questão de pontualidade. “Agora a gente sabe que ele entra na Tabatinga e quando entra outro o que está lá sai. Isso dá mais segurança pois temos certeza da vinda do próximo ônibus”. O morador indica que com a mudança dos ônibus que agora também passam pelo bairro Massaguaçú o trajeto ficou mais demorado, por isso, “precisamos programar para sair mais cedo”.

Moradora do bairro Travessão, Suely, 68 anos, considera as mudanças positivas. Ela utiliza a linha Barranco Alto e comemora que “agora o ônibus não passa mais na rodoviária. Ele passa em menos de meia hora, antes a espera era de uma hora”.

Para outros usuários, a percepção é de que a situação se mantém igual. Patrícia, 59 anos, não considera que melhorou. Para ela, as linhas mudam muito de horário e não seguem os horários disponibilizados no site da prefeitura. A moradora utiliza o ônibus Morro do Algodão.

A aposentada, Fátima Bueno, 68 anos, mora no Rio do Ouro e sente que em seu bairro a situação não mudou. “Vim do Ame, estou morrendo de fome e agora preciso esperar uma hora para conseguir pegar o próximo ônibus”.

Após contato com a Prefeitura para entender a demora nos ônibus do Rio do Ouro indicadas por dona Fátima, a administração indica que “após aprimorar as linhas da zona Norte e Sul de Caraguatatuba, a empresa Praiamar Transportes e a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, começaram os estudos para aprimoramento das linhas que atendem a região central da cidade”.

A administração pontua que os atrasos indicados por Patrícia na linha Morro do Algodão ainda estão em manutenção para a correção total. Segundo a prefeitura, “os agentes de transporte estão acompanhando o andamento da linha para os ajustes necessários. O site da prefeitura já foi atualizado. O aplicativo Cittamobi também vem sendo atualizado de acordo com o novo quadro de horários”.

Orlando pontuou o maior tempo em percurso agora que o ônibus Tabatinga passou a ser via Massaguaçú e a Secretaria informa que nos horários de pico ainda são disponibilizados ônibus direto para o bairro. “Os ônibus direto para o bairro Tabatinga permanecem somente nos horários de pico. No entre pico, os ônibus passam pelo bairro do Massaguaçú e a mudança foi visando aumentar o atendimento da região norte, que tinha ônibus a cada uma hora. Com o acréscimo, o atendimento, inclusive para o UPA Massaguaçú, passou a ser a cada 20 minutos. No total, o tempo de viagem aumentou, no máximo, em 8 minutos”.

Confira o quadro completo dos horários: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-mobilidade-protecao/horario-dos-onibus/

*Texto: Claudinéia Silva