Cidades Notícias Ubatuba

Vacinação contra a Covid-19 continua em primeira e segunda dose em Ubatuba

Tamoios News

A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba informa sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente (BPC/LOAS) ou grávidas e puérperas.

Para tomar a vacina, o adolescente deve comparecer com um responsável ao polo de vacinação em primeira dose mais próximo de sua casa. Além do documento com foto e CPF, é obrigatório apresentar algum comprovante da comorbidade (laudo médico, receita e/ou exames recentes) ou deficiência permanente (por exemplo, o cartão de inscrição do BPC/LOAS).

Para agilizar a imunização, recomenda-se a realização de cadastro prévio no site Vacina Já.

Confira as comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

· Diabetes mellitus

· Hipertensão arterial (HA) estágio 3; HA estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidades; hipertensão resistente

· Doença pulmonar obstrutiva crônica

· Insuficiência renal

· Doenças cardiovasculares e cerebrovasculares

· Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea

· Demais indivíduos imunossuprimidos

· Anemia falciforme

· Obesidade grau 3 (IMC≥40)

· Síndrome de Down

A vacinação em primeira dose para pessoas com 18 anos ou mais está temporariamente suspensa nos polos de vacinação. Um novo Sextou com Vacina, de repescagem da população dessa faixa etária será feita na sexta-feira, 27 de agosto.

Segunda dose

A vacinação contra a Covid-19 ocorre em duas doses nos casos das vacinas Coronavac/Sinovac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer. Já a vacina Janssen é aplicada em dose única.

Está em andamento a vacinação em segunda dose das pessoas que tomaram a vacina Coronavac há 28 dias ou mais ou Astrazeneca há 12 semanas ou mais. Esta imunização continuará na semana entre os dias 23 e 27 de agosto, conforme vão chegando lotes de vacina.

A segunda dose da vacina é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose aplicada em Ubatuba, além do documento com foto. Ela deve ser tomada no polo de vacinação em que foi feita a primeira dose. Quem tomou a primeira dose em uma unidade de saúde, deverá se dirigir ao polo mais próximo de sua residência.

Endereço dos polos

Os polos de vacinação contra a Covid-19 funcionam no horário das 9 às 16 horas ou até o fim das doses disponíveis no dia. Confira os locais e dias de funcionamento:

> ESF Maranduba: rua do Engenho, s/n – Segunda e terça-feira, para a primeira dose, e quarta-feira, para a segunda dose

> Paróquia Imaculada Conceição: av. Padre Manoel da Nóbrega, 935, Perequê-Açu – De segunda a quinta-feira, primeira ou segunda dose

> Igreja São Francisco: av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro – De terça a sexta-feira, primeira ou segunda dose

> ESF Ipiranguinha: rua da Assembléia, 114 – Quartas e quintas-feiras, primeira ou segunda dose

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba