Cidades Notícias Ubatuba

Vigilância em Saúde de Ubatuba realiza inscrições para Castramóvel

Tamoios News

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que moradores da região Oeste de Ubatuba que tenham cães ou gatos a castrar podem efetuar cadastro para realizar o procedimento no castramóvel.

Atualmente, o veículo continua instalado no bairro do Ipiranguinha, ao lado de escola Mário Covas. A região Oeste compreende a área que vai do Pé da Serra ao bairro Mato Dentro.

A inscrição para castrações deve ser feita por telefone no número 3832-6810 ou 3833-4563. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso ter em mãos RG e CPF do tutor do animal, número do telefone e endereço completo. Também são necessárias informações sobre o animal como: se é cão ou gato, cor, idade do animal, se é macho ou fêmea, peso aproximado. Quem tem benefício social tem prioridade na castração. Para isso, é importante também anexar cópia do NIS ou cartão do CadÚnico para comprovar o benefício.

A equipe responsável vai elaborar o cronograma e entrará em contato por telefone com o tutor do animal, comunicando a data de agendamento e repassando as devidas orientações.

O tutor do animal é o responsável por levar e buscar o animal no castramóvel bem como garantir que as orientações pré cirúrgicas sejam cumpridas.

A Vigilância em Saúde ressalta que o trabalho feito é gratuito. Nenhuma taxa ou contribuição é exigida dos munícipes já que se trata de uma política pública que visa a prevenção em saúde com o controle de zoonoses.

Para os residentes nas demais regiões que também desejam castrar seus animais de estimação por meio de clínicas conveniadas, a Vigilância em Saúde continua a receber as inscrições. Devido à pandemia de Covid-19, o cadastro é feito apenas pelo e-mail castracao.ubatuba@gmail.com.

Atendimento ambulatorial

O agendamento da vacina antirrábica permanece sendo realizado no Centro de Referência Animal (CRA), assim como o atendimento clínico ambulatorial com médico veterinário. O agendamento deve ser feito por meio do número 3833-1085.

*Fonte: Prefeitura de Ubatuba