Geral Informe Publicitário

Nova Copa do Mundo de Clubes – o que esperar?

Tamoios News
Foto: Pixabay

Começa este ano o novo formato da Copa do Mundo de Clubes – que tem agora moldes similar às Copas de seleções e se realiza apenas de quatro em quatro anos. O que esperar desta competição?

O passado da Copa do Mundo de clubes

Apesar de o formato ser novo, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA não é um torneio inédito. Decorreu anualmente de 2000 a 2023, mas só com seis a sete times.

A idéia de uma competição entre continentes de clubes nasceu ainda antes, em 1960 com a Copa Intercontinental que decorreu até 2004. No entanto, só envolvia times da Europa e da América do Sul.

Já em 2024 houve uma edição da Copa Intercontinental de Clubes FIFA, com seis times, que sucedeu à atinga Copa do Mundo e foi ganho pelo Real Madrid.

Primeira edição nos EUA

A Copa do Mundo será em junho e julho. Até lá, os times disputam os campeonatos nacionais e outras competições como a Champions League. Se quiser adivinhar os resultados pode estar interessado no código de indicação bet365 feveirero 2025. Lembre-se! Se jogar, faça-o sempre com controlo e responsabilidade!

A primeira edição é em um país que não tem um longo historial de futebol – os Estados Unidos da América, que em 2026 serão coanfitriões da Copa do Mundo de seleções. A edição de 2025 irá se realizar em 12 estádios de 11 cidades.

Vão ser 32 times em competição. A UEFA da Europa ficou com o maior número (12), seguido da CONMEBOL da América do Sul (6), a AFC da Ásia, CAF de África e CONCACAF da América Central e do Norte com quatro vagas cada e a OFC da Oceânia com uma vaga – assim como os EUA enquanto país anfitrião.

Foram considerados vários critérios de apuramento:  campeões continentais no período entre 2021 e 2024 e classificação no ranking continental. Sem surpresa, colossos do futebol mundial estão presentes, como o Real  Madrid, o Bayern Munique, o Manchester City ou a Juventus.

O Brasil ficou com quatro das seis vagas da CONMEBOL e é o país mais representado de todos – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

O formato

Quem está habituado à Copa do Mundo FIFA de seleções, não vai estranhar o formato da Copa de Clubes que é igual – 32 times, numa primeira fase divididos em oito grupos de quatro cada, em que os dois primeiros se qualificam para as oitavas de final. Daí em diante, é o mata-mata até à final, mas não há jogo de apuramento de terceiro/quarto.

O primeiro jogo será a 14 de junho entre Al-Ahly e Inter Miami em Miami Gardens. A grande final está marcada para 13 de julho no MetLife Stadium em East Rutherford.

Podem haver surpresas?

O sorteio dos grupos parece dar espaço a algumas surpresas – como no grupo B, em que o Botafogo é candidato a deixar pelo caminho um colosso como Paris Saint-German ou Atlético de Madrid; ou o grupo H em que exceto o Real Madrid parece haver um grande equilíbrio entre Al-Hilal, Pachuca e RB Salzburg. Além disso, podem se cruzar grandes times logo nas oitavas de final, ficando logo alguns dos grandes favoritos eliminados.

Informe Publicitário