Com treinamento de faro em apenas 20 dias, a nova integrante do Canil da Polícia Municipal de São Sebastião, a pastora belga Malinois Kona, fez sua primeira localização de drogas em ocorrência atendida pela corporação. O caso foi registrado na última segunda-feira (1º/12) quando os agentes faziam patrulhamento pela Rua José Pacini, no local conhecido como Morro do Vandinho, e identificaram dois homens em atitudes suspeitas.
A perceberem a presença dos policiais, eles tentaram fugir e um deles, identificado como K.R.L.L.,19 anos, teria arremessado uma sacola no meio da mata. Ele foi preso rapidamente pelos agentes.
A partir daí, a equipe do Canil foi chamada e trouxe Kona em sua primeira incursão deste que chegou a São Sebastião na semana anterior. Em pouco tempo ela conseguiu localizar a sacola onde foram localizados 13 porções da droga sintética K2, 49 eppendorfs com cocaína além de outros 38 vazios.
O acusado e as drogas foram levadas para a Delegacia de Polícia no Centro onde foi registrado o boletim de ocorrência por tráfico de entorpecentes.
Quem é Kona
Com dois anos e sete meses, Kona foi doada a menos de um mês à Polícia Municipal por um morador da praia Preta, em São Sebastião. Ela já era adestrada para obediência e disciplina, mas ao mesmo tempo tinha um temperamento forte.
Em novembro, quando esteve em São Sebastião para treinar a equipe do Canil, Ricardo Lira, profissional do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Penal do Distrito Federal foi conhecer a Kona e identificou o potencial dela para faro. Assim, ela foi levada para a capital brasileira e em 20 dias foi aprovada no treinamento.
Agora, junto com o pastor Belga Black e a mascote Beretta e passa a integrar o Canil da Polícia Municipal. Já nos pastores belgas Malinois Thor e Paco não foram aprovados para serem K9 e foram doados.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião

x