Por Leonardo Rodrigues
Há pouco mais de dois meses, Eduardo Gonsales é o novo nome no comando da I Cia. do 20° Batalhão da Polícia Militar, que integram o CPI 1 (Comando de Policiamento do Interior), responsáveis pelas ações da Instituição nas cidades de São Sebastião e Ilhabela. Ele explica que aproximação com a comunidade local, de presidentes de associações de bairro, e a participação ativa dos Consegs (Conselhos Municipais de Segurança) é que garantem um trabalho de qualidade na Segurança Pública.
“A participação popular ajuda, e muito, o trabalho de Segurança”, ressalta Gonsales, que assumiu o lugar do capitão da PM Daniel Lemes Garcia, que foi transferido serviços interno no 20° Batalhão da PM, com sede em Caraguá, como coordenador operacional do Litoral Norte.
O novo comandante já atuava no sub-comando, em São Sebastião. Dos 15 anos da Polícia Militar, 11 anos já são dedicados ao Litoral Norte. “Cada lugar traz sua peculiaridade. Nossa região a diferença está em desenvolver um trabalho de Segurança considerando as particularidade de cada bairro. Não vejo, por exemplo, São Sebastião com 108 quilômetros de extensão, mas uma cidade composta por 14 bairros”, comenta o novo comandante ao falar das características que difere de um bairro para outro, e de regiões diferentes do município sebastianense.
Sobre o planejamento da Polícia Militar em suas ações na região, Gonsales diz trata-se de uma “continuidade” do trabalho realizado pelo comando antecessor. “Ao mesmo tempo vamos adequando as operações de acordo com a personalidade de cada cidade. Há com o tempo um aperfeiçoamento natural”, avalia ao citar a proximidade da Temporada e com isso, a criação de estratégias durante a Operação Verão – quando há um reforço no efetivo com a chegada de policiais vindos de todas as unidades do Estado.
Contudo, o novo comandante também ressalta o aumento célere na taxa de crescimento populacional na região e que traz reflexos às cidades do Litoral Norte. “É preciso colocar tudo na balança quando se fala de Segurança. Muito desse crescimento ocorre por construções em área de invasão”.
Gonsales destaca também a importância de firmar parcerias com o Poder Público local, além da participação popular. O comandante cita como exemplo, a criação e investimentos em centros de monitoramento por vídeo.
O novo comandante destaca ainda os índices de criminalidade em São Sebastião, considerados baixos se comparados com municípios vizinhos. “Temos o registro de 15 roubos em uma cidade com uma população de 80 mil pessoas. Trabalhamos para atingir o mais próximo de zero, mas não pode-se negar que se comparado com outras é um dos menores índices”, comenta.
A disposição do comandante Gonsales, que já coordenou também a Força Tática, existem diversos veículos da PM para a prestação de serviço à população. Entre eles, estão as motocicletas da ROCAM (Ronda com Apoio de Motocicletas), o Tático Móvel e o furgão da Base Comunitária, que atua em ocorrências mais específicas.