O trabalho, realizado em conjunto com o projeto TAMAR, durou cerca de dois meses até a desova dos filhotes
A Praia Brava de Boiçucanga, um dos atrativos do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual Serra do Mar (PESM-NSS) foi local de uma grande desova da espécie Tartaruga-Cabeçuda (Careta careta). No total, 74 filhotes nasceram nas areias e já iniciaram seu ciclo de vida no mar. O processo de incubação dos ovos, que durou cerca de dois meses, contou com o monitoramento do PESM-NSS e do Projeto TAMAR.
No final de novembro de 2015, uma equipe do grupo de monitoramento Argonautas avistou um ninho dessas tartarugas e avisou os monitores do Núcleo e também profissionais do projeto TAMAR sobre a ocorrência. Desde então, os monitores da Unidade de Conservação e o TAMAR trabalharam juntos. O local foi demarcado, os visitantes da praia orientados e houve constante troca de informações até o nascimento dos 74 filhotes, que se deu no fim de janeiro.
Esse foi o primeiro relato de desova da Tartaruga Cabeçuda no local e assim o PESM mais uma vez contribuiu de forma significativa na proteção e conservação da biodiversidade. Com sua área de mais de 332 mil hectares, o Parque Estadual Serra do Mar é um dos locais mais seguros para preservação das diversas espécies de fauna e flora.
Serviço
O Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo São Sebastião fica na Rua Serra do Mar, 13 Juquehy – São Sebastião – SP. Para mais informações e agendamento ligue para (12) 3863-1707 ou email: pesm.saosebastiao@fflorestal.sp.gov.br. Para saber mais sobre este núcleo cliqueaqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Florestal