Cidades Ilhabela

Número de candidatos cresceu 27% em Ilhabela em relação à última eleição municipal

Tamoios News

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, a quantidade de pedidos de registros de candidatura em Ilhabela aumentou 27% este ano. Em 2016 foram 229 pedidos e em 2020 foram 291, ou seja, este ano foram feitas 62 solicitações de candidaturas a mais do que na última eleição municipal. Esses números incluem candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice.

O fim das coligações para as eleições proporcionais, aprovado pelo Congresso Nacional em 2017, que será aplicada pela primeira vez nas eleições deste ano, é a responsável pelo aumento. A mudança na regra fez com que um candidato que queira disputar como vereador, só possa participar do pleito na chapa única do partido ao qual ele é filiado. Antes, uma chapa tinha candidatos de partidos distintos.

Para aumentar as chances de voto e conseguir cadeiras nas Câmaras Municipais, as legendas estão lançando mais candidatos. É que em uma eleição proporcional, como é o caso das eleições para vereador, as vagas são do partido e não do candidato. Na prática, ao votar para em um nome para esse cargo, o eleitor na verdade está escolhendo um integrante daquela legenda. O cálculo de quem vai ocupar a cadeira é feito em cima do quociente eleitoral. Com base nesse cálculo é que cada partido saberá quantos votos serão necessários para conquistar uma vaga.

Evolução do eleitorado

O eleitorado também cresceu. Este ano, Ilhabela tem 27.757 eleitores aptos a votar. O número é 18% maior que o das últimas eleições municipais no arquipélago, quando o total de eleitores aptos era de 23.409. Ou seja, em 2020 há 4.348 eleitores a mais do que havia em 2016.