Cidades Coluna Saúde

Nutrição Infantil: Os primeiros mil dias da criança deixam marcas na vida dela para sempre

Tamoios News
Imagem Ilustrativa / Crédito Freepik

Os primeiros mil dias contemplam, em média, 280 dias de gestação e 730 dias a partir do nascimento do bebê aos dois anos de vida da criança.

Após a concepção, a Nutrição, principalmente da mãe, é fundamental para a multiplicação celular do embrião, feto e bebê. A partir de 16 semanas de gestação, o paladar do bebê já começa a ser formado, de acordo com os hábitos alimentares da mãe.

A via de parto por onde o bebê nasce contribui para a formação da microbiota intestinal do bebê (e intestino e Nutrição têm tudo a ver).

Ao nascer, o aleitamento materno, quando possível, deve ser incentivado já na primeira hora de vida, ser exclusivo até 6 meses e permanecer até os dois anos (ou mais), junto com outros alimentos.

Aos 6 meses é realizada a introdução da alimentação complementar, uma fase IMPORTANTÍSSIMA para a continuação da formação do paladar da criança, que será levado por toda a vida desse indivíduo.

Introdução alimentar / Imagem ilustrativa / Crédito Freepik

O primeiro ano é o período em que a criança mais se desenvolve, seu crescimento está super acelerado, seu cérebro cresce 175%, e a Nutrição mais uma vez é peça chave para que esse desenvolvimento seja satisfatório e saudável.

Aos 2 anos, o paladar da criança já está formado, tudo que foi plantado desde a pré concepção vai estar enraizado e pode ser colhido e percebido ao longo de todo esse processo.

É lindo e encantador observar e acompanhar os benefícios que uma boa Nutrição traz, determinando padrões de saúde e de qualidade de toda uma vida pela frente…

 

Por Daniela Emmerich de Barros, Nutricionista infantil, Mestre de Educação em Saúde, Coach nutricional infantil e Terapeuta alimentar

Instagram: @dani.nutrirebrincar
Facebook: dani.nutrirebrincar