Hoje vou falar sobre: SÍNDROME DE WENDY
A síndrome de Wendy, também conhecida como um complexo de Wendy, é um tipo de transtorno mental, mas também social. O problema é conhecido por afetar, em grande maioria, as mulheres.
Caracterizada pelo zelo excessivo com as pessoas, o nome da síndrome faz analogia à personagem Wendy, do conto “Peter Pan“. Como na ficção, a pessoa que sofre do complexo não permite o outro sofrer, assumir responsabilidades e se tornar independente.
É provável que os envolvidos jamais percebam a situação até que ela cause algum incômodo ou prejuízo concreto. Dessa forma, o que começa como atos de gentileza e proteção, pode evoluir para tentativa de domínio da outra pessoa. E claro, há uma remoção da responsabilidade do outro, uma vez que o indivíduo com a síndrome assume muitos compromissos alheios para si.
No geral, essa vontade de proteger, zelar e agradar as pessoas mais próximas pode ser motivada pelo medo da rejeição. Ou seja, a síndrome de Wendy faz com que o paciente se sacrifique para satisfazer e realizar os interesses alheios.
COMPLEXO DE WENDY E A QUESTÃO SOCIAL
Como mencionado, a síndrome de Wendy afeta mais mulheres e a questão social gera um paradigma que dificulta o diagnóstico. Isso porque a ideia do instinto maternal e de que a mulher tem um papel de cuidadora reforça o complexo.
Por consequência, muitos dos sintomas e comportamentos de alerta são naturalizados — ou mesmo exigidos — como parte da função social feminina. Logo, em casos assim, o desgaste mental do paciente se agrava, além de comprometer muito mais as relações pessoais.
SINTOMAS DA SÍNDROME DE WENDY
Alguns desses sinais de alerta são:
– Sentimento de culpa sempre que algo dá errado;
– Sentimento de inferioridade diante de outras pessoas;
– Medo e insegurança com relação às próprias relações pessoais;
– Isolamento e distanciamento em circunstâncias aleatórias;
– Irritabilidade e picos de ansiedade sem razão aparente.
Todos esses são indícios complementares. Porém, os principais sintomas e os mais notáveis são a superproteção, a baixa autoestima, o apego excessivo e uma sensibilização sufocante por acontecimentos corriqueiros.
TRATAMENTO PARA SÍNDROME DE WENDY
A psicologia é a principal aliada no tratamento da síndrome de Wendy, auxiliando seu controle com a psicanálise ou outras práticas terapêuticas similares. É a partir das consultas com o psicanalista que o paciente poderá descobrir o que ocasionou o complexo.
Fonte: https://www.psicanaliseclinica.com/sindrome-de-wendy/.
Marque já uma consulta com um psicólogo, ele é uma das pessoas mais indicadas para te auxiliar.
Gostou da matéria?
Toda semana abordarei um tema diferente e importante.
Você também poderá participar das matérias deixando sua indicação sobre um assunto nas minhas redes sociais.
Ela será analisada e poderá ser tema da próxima publicação.
PARTICIPEM!!!
Acesse meu Instagram e acompanhe as postagens.
Instagram: @psicomarcel73
Facebook: psicomarcel73