Caraguatatuba Cidades

Obra do Farol causa transtorno na Prainha devido às chuvas

Tamoios News

Moradores do entorno do acesso ao morro estão preocupados com o deslizamento de terra ao lado de prédio e comércio

Uma lama vermelha tomou conta da Rua Professora Adaly Coelho Passos na Prainha, junto à obra no morro do Farol em Caraguatatuba, após as chuvas torrenciais da última terça-feira (29). Moradores dos prédios de apartamentos ao redor da obra estão preocupados com o deslizamento.

Fausto Alves, é zelador no Costa Esmeralda, trabalha há 20 anos no local e conta que um dia um trator entrou no terreno ao lado do mercado. “E começou a fazer essa devastação, fazendo esse estrago todo. Segundo informações e comentários, a Prefeitura comprou o terreno ao lado do condomínio para fazer a passagem de acesso ao mirante. Mas está tudo abandonado, sem nenhum tipo de contenção ou coisa parecida. É uma tragédia anunciada, bastava chover forte como foi esta noite para acontecer esse estrago todo. Estamos assustados. A prefeitura fez hoje a limpeza das ruas, mas é uma ação paliativa”, diz Alves.

A arquiteta e urbanista Beatriz Messina é moradora do prédio em frente à obra, o Costa Esmeralda. Ela enfatiza a questão sobre o solo e a erosão. “Qualquer obra que se faça, precisa-se tomar muito cuidado pelas características do solo. Fazer um desmatamento como foi feito no morro, deixando a área sem vegetação, o risco de haver uma erosão é muito grande, vai tudo descendo morro abaixo. É uma obra que não devia ter sido nem começada. Ouvi dizer que foi embargada. Mesmo que seja vegetado esse morro, não sei quanto tempo vai aguentar. Está tudo encharcado. Nem um estudo de declividade ou respeito às curvas de nível do morro deve ter sido feito. É importante o farol, sim, mas com tecnologia adequada para as necessidades dos morros e montanhas de Caraguatatuba. Acho um grande risco. Não temos controle quanto às chuvas. Eu já previa isso”, comenta a arquiteta.

Obra

Segundo informações no site da Prefeitura a Secretaria de Obras iniciou há dois meses a revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha. A execução está sob a responsabilidade da empresa Hebrom Construções – LTDA e tem prazo de 24 meses para serem concluídas. O investimento total é de R$ 4.182.674,74, através de convênio com o Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias Turísticas (Dadetur) e o município.

Estão previstas a construção do farol e os serviços de melhoria da trilha, com escadaria metálica com cinco patamares e elevador acessível inclinado. A estrutura onde será instalado o farol terá cerca de 20 metros de altura, com uma área exclusiva para a administração (recepção e almoxarifado) e banheiros.

Um espaço para exposição também será construído, já que há um projeto de inclusão do Centro de Exposições que contará a história dos faróis do Estado de São Paulo.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que “a forte e constante chuva que caiu em um período de 12 horas, cerca de 170 milímetros, foi responsável pela lama que caiu do morro, mas em nenhum momento houve risco à população. As equipes técnicas já realizam um estudo na área para conter e minimizar a situação no local. As equipes da Prefeitura estão no local desde o momento que a chuva parou para fazer a limpeza”.

Sobre a questão da obra do farol estar embargada, a Prefeitura em nota respondeu que “as obras de revitalização da trilha de acesso e do farol do Morro da Prainha segue paralisada a pedido da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo . As equipes técnicas da prefeitura já entraram com novos processos junto à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a fim de retomar o projeto. Ainda no local, foi constatado pelas equipes da Prefeitura, que não houve deslizamento de terra. Devido às fortes chuvas da última segunda-feira, o que ocorreu foi descida de lama”.