Cidades São Sebastião

Oito pescadores são autuados por pesca proibida no Arquipélago de Alcatrazes

Tamoios News
Divulgação

Fiscais do ICMBio Alcatrazes flagraram uma embarcação de pesca amadora no Refúgio de Alcatrazes. É proibida por lei qualquer tipo de pesca no arquipélago. A autuação feita pelo ICMBio  e Polícia Ambiental ocorreu na última sexta-feira(6).

Segundo o ICMBio, o barco estava no parcel das 5 milhas, local de grande importância para as espécies protegidas pela Unidade de Conservação(UC), que teria sofrido grande estrago se a equipe não tivesse chegado a tempo.

Com o grupo foram encontrados 3 peixes capturados durante a infração. Oito pessoas foram autuadas, com multa de R$ 2.500 para cada (o dobro para o responsável pela embarcação) e apreensão imediata de todos os petrechos de pesca, que contabilizaram 18 varas de pesca com molinete ou carretilha e 4 caixas de equipamentos diversos de pesca.

Apetrechos de pesca apreendidos pelo ICMBio e Ambiental

A embarcação também foi apreendida, mas deixada em depósito com o proprietário até o julgamento do auto de infração.

Conforme determina a lei, o fato será comunicado ao Ministério Público Federal, para que este proceda à abertura de processo criminal contra os pescadores autuados.

O ICMBio informa que o cometimento do ilícito em horário noturno, assim como em finais de semana, é agravante da pena.

O ICMBio informa que está intensificando a fiscalização noturna e aos finais de semana. Inclusive, na madrugada do último sábado (7) os fiscais estiveram novamente no arquipélago com apoio da Polícia Militar Ambiental de São Paulo, e desta vez, nenhuma irregularidade teria sido constatada.