Nos próximos dias 24, 25 e 26 de março, voluntários da Ong Doutores da Amazônia realizam uma ação em prol da saúde dos moradores da Terra Indígena Ribeirão Silveira, cuja área incide em três municípios paulistas: Bertioga, São Sebastião e uma pequena área em Salesópolis.
“Vamos adentrar na aldeia levando atendimento nas áreas de oftalmologia com doação de óculos de grau, ginecologia, pediatria, infectologia, odontologia com tratamento de canal, além de atendimento clínico geral. Os indígenas serão atendidos na própria aldeia”, explica o doutor Caio Eduardo Machado, sócio-fundador da Ong Doutores da Amazônia.
Será levada uma ótica portátil, com técnicos que fazem os óculos na hora. “A gente não pode fazer ações em terra indígenas e não levar uma solução imediata para eles. Não adianta ir na aldeia, fazer o exame oftalmológico e dar a receita para eles. Eles não têm condições de pagar os óculos. Então a gente leva os técnicos, leva uma ótica portátil, já monta os óculos na hora e faz a doação para os pacientes que precisam”, explica Dr. Caio.
Sendo constatada a necessidade de cirurgias mais complexas, que não possam ser feitas na aldeia, a Ong encaminha a demanda diretamente para o município. Também está prevista a distribuição de medicamentos e kits de higiene.

Foto: Doutores da Amazônia
Ele conta que foi através de uma matéria do portal Tamoios News que a Ong estabeleceu contato com a Aldeia Guarani Rio Silveira. Esta será a primeira ação da entidade em uma aldeia no litoral paulista, já que o foco, como mostra o nome, são os povos indígenas da Amazônia.
O trabalho é realizado com apoio de empresas da área médica e odontológica, que emprestam equipamentos, materiais e produtos para a Ong. Os médicos trabalham voluntariamente.
Segundo o Dr. Caio, a ação na Aldeia Rio Silveira conta com autorização da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e apoio da Secretaria Municipal De Saúde (Sesau) de São Sebastião, que vai colaborar com os insumos que serão utilizados nos atendimentos.
Para saber mais sobre o trabalho da Ong, acesse: www.doutoresdaamazonia.org.br