Caraguatatuba Cidades

Operação estratégica fortalece acolhimento a pessoas em situação de rua e coíbe práticas irregulares em Caraguatatuba

Tamoios News
Imagem/PMC

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, nesta quarta-feira (3), uma ação integrada na região da rodoviária para identificar perfis, orientar trajetórias e ampliar as ofertas de acolhimento a pessoas em situação de rua. 

A atividade, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, contou com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, para garantir segurança às equipes e fortalecer a aproximação com o público atendido, especialmente em situações em que grupos em situação de rua acabam sendo infiltrados por pessoas envolvidas em práticas criminosas.

A operação também teve a participação de representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua). As equipes conversaram com diversas pessoas em situação de vulnerabilidade, buscando compreender sua origem, tempo de permanência no município, tempo de vivência nas ruas e quais serviços desejavam acessar. Foram ofertados acolhimento institucional e passagens para retorno às cidades de origem.

Entre os entrevistados estavam homens de meia idade vindos de Taubaté, Ubatuba e São Paulo, em situação de rua entre seis meses e um ano. Alguns relataram ter recebido passagem para Caraguatatuba em centros de acolhimento de suas cidades. Quatro pessoas aceitaram retornar aos municípios de origem.

De acordo com o prefeito Mateus Silva, as ações integradas fazem parte de uma estratégia ampla de atuação intersetorial, que envolve Assistência Social, Saúde e Segurança, entre outras áreas. “Caraguatatuba atua com firmeza e responsabilidade: acolhe quem precisa, organiza os atendimentos e combate práticas irregulares. Não aceitaremos que outras cidades encaminhem pessoas em situação de rua para cá nem que grupos criminosos se aproveitem dos mais vulneráveis. Nosso compromisso é proteger vidas, garantir dignidade e manter a ordem pública”, destacou.

Para o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, a atuação coordenada é fundamental para assegurar proteção social e reorganizar fluxos migratórios. “Nosso compromisso é acolher com responsabilidade, oferecer alternativas e possibilitar, quando desejado, o retorno seguro ao município de origem”, afirmou.

Comitê Intersetorial fortalece articulação e protocolos

Composto por representantes da Assistência Social, Saúde, Educação, Esportes e Recreação, Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Segurança Pública, Habitação, Governo, Gabinete do Prefeito e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), além de trabalhadores da rede, usuários de serviços, OAB Caraguatatuba e Conseg, o Ciamp-Rua atua na articulação de respostas mais eficazes e integradas.

Iniciativa inédita no município, desde sua instalação, em outubro deste ano, o Comitê desenvolve ações contínuas de fortalecimento dos fluxos de atendimento, mapeamento de pontos de permanência e elaboração de protocolos intersetoriais. O trabalho ocorre de forma sistemática, com equipes das secretarias envolvidas compartilhando informações, aprimorando procedimentos e qualificando o atendimento, especialmente nos casos mais complexos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba