Lixo e Animais domésticos são os alvos de Campanha Educativa na Praia de Camburi
Por Leonardo Rodrigues
A Praia de Camburi, na Costa Sul de São Sebastião é o local para o início da campanha educativa “Operação Litoral Limpo”, com os agentes ambientais conscientizando sobre problemas relacionados ao lixo e a presença de animais domésticos nas praias.
A iniciativa é da Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM), que conta com apoiadores locais, da Prefeitura, bombeiros, ambulantes, e voluntários. A campanha tem como base a antiga Operação Praia Limpa que foi desenvolvida pela Cetesb nas décadas de 80 e 90.
A Campanha tem o objetivo de monitorar à utilização de Praia de Camburi de forma sustentável, com ações preventivas de conscientização ambiental e temas associados à manutenção do meio ambiente e da qualidade de vida local. A ação ocorre até fevereiro, por meio de parcerias entre os setores governamental, sociedade civil e do setor produtivo privado, com ampla articulação interinstitucional.
O biólogo Edson Lobato, mais conhecido como Fredê, é um dos responsáveis pelo treinamento dos agentes ambientais, articulação e gestão institucional. Outro biólogo, Guilherme Bertuzzo irá coordenar a equipe de Agentes Ambientais que será constituída por garotos da comunidade local, além da diretoria da ONG, e voluntários.
“Trata se de conceito, método e módulo de trabalho que pode ser aplicado em qualquer praia. Isso se dá através de articulação local e institucional, que envolve a ONG, a comunidade, setores de governo municipal, como a Prefeitura de São Sebastião, o setor privado, parceiros e apoiadores locais, entre outros, que serão envolvidos e irão se apropriar da campanha porque amam, ou dependem da qualidade da praia, a exemplo do que acontece aqui em Camburi”, acredita Fredê.
Com recursos financeiros, agentes da comunidade local e preocupação com a qualidade do meio ambiente e de vida, a ASCAM investe em ações sustentáveis e busca perpetuar os projetos tanto para a Praia de Camburi, assim como replicar esse modelo de campanha educativa em outras praias de São Sebastião, e do Litoral Norte de São Paulo.
Parabéns Leonardo, a matéria e as fotos ficaram ótimas!!!!
Grato Traud pelo costumeiro e competente apoio.
Biol. Edson Lobato
Presidente da ASCAM