Neste fim de semana, a operadora portuária Seaforte realizou no porto de São Sebastião o embarque de cafés especiais no veleiro Anemos, com destino para França.
O Anemos, cujo nome deriva da palavra grega antiga para “vento”, foi aclamado como o maior navio cargueiro à vela do mundo. Utiliza tecnologia avançada aproveitando o vento de forma eficiente e assim minimizando a pegada de carbono.

Imagem/Seaforte
Foram embarcadas 600 toneladas de café cru de nove exportadores de diferentes estados, do interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e do Espírito Santo. São produtores de cafés especiais com métodos sustentáveis de produção, agregando valor na cadeia da sustentabilidade, muito valorizada pelo mercado europeu.

Imagem/Seaforte
Além do café também foram embarcadas 12 toneladas de cacau provenientes do estado do Pará.

Imagem/Seaforte
A operadora recebe o produto ensacado e para embarcar no veleiro a equipe faz a paletização (processo de agrupar e organizar mercadorias em cima de paletes para facilitar o manuseio, transporte e armazenamento) dentro do porto.

Imagem/Seaforte
No mês de dezembro, está previsto mais um embarque de 500 toneladas de café.
Em novembro do ano passado, a Seaforte realizou a primeira operação de cafés especiais para França, onde foram embarcadas 600 toneladas.

Imagem/Seaforte
A travessia deve durar cerca de três semanas. A empresa que recebe o café vende para as torrefações especializadas da Europa, que depois de torrado distribuí para diversos países do continente.

Imagem/Seaforte

Imagem/Seaforte
Redação/Tamoios News



