Cidades Ubatuba

Paciente com coronavírus em Ubatuba era monitorado por apresentar Síndrome Gripal

Tamoios News

O primeiro caso de Covid-19 registrado em Ubatuba, neste domingo(12), pertencia ao grupo que vinha sendo monitorado por Síndrome Gripal. Segundo a prefeitura, existem ainda 614 pacientes com quadro de síndrome gripal sendo monitorados.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 em Ubatuba é de um homem de 42 anos, morador do bairro do Itaguá, que esteve na Espanha no início de março.

Ele apresentou quadro gripal com desconforto respiratório com sintomas iniciados em 15 de março e passou por atendimento na Santa Casa em 18 de março, onde foi realizada a coleta de material para exame.

Segundo a prefeitura, o paciente não precisou ficar internado e se encontra em isolamento domiciliar, com melhora do quadro, sendo monitorado regularmente pela secretaria de Saúde.

O Instituto Adolfo Lutz (IAL) também liberou outros resultados de exames, todos negativos, inclusive de um dos pacientes que foi óbito.

Até a tarde de domingo, o município contava com 84 casos notificados junto ao Ministério da Saúde, dos quais 21 já têm resultado negativo para Covid-19, 62 casos são suspeitos e aguardam resultado de exame e um (1) caso confirmado. Entre os casos suspeitos, há atualmente três (3) óbitos em investigação e quatro pessoas internadas.

Há ainda 614 pacientes com quadro de síndrome gripal, que aqueles de pessoas que apresentam sintomas leves como coriza, tosse, mal-estar e febre baixa, entre outros, mas não falta de ar severa e que buscaram alguma unidade de saúde do município, seja posto da Atenção Básica, pronto-atendimento, a Santa Casa ou clínicas particulares. Esse número já inclui todos os pacientes suspeitos de Covid-19.

A Prefeitura reforça o pedido para que a população mantenha o distanciamento social, fique em casa sempre que possível e mantenha todas as medidas de prevenção de contágio como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e máscara se precisar sair.