Cidades

Padre Sérgio se Despede de São Sebastião

Tamoios News
Arquivo
Arquivo

Padre Lúcio se despede com a sensação de dever cumprido

Prometendo voltar, padre que ganhou o coração de toda a cidade diz que integrou o humano ao divino

Por Marcello Veríssimo

Cinco anos como pároco de São Sebastião parecem não ter sido suficientes aos fiéis da Igreja Católica para agradecer todo o aprendizado e carinho com o padre Sérgio Lúcio Costa, que deixa a região nesta terça-feira (7).

Desde o anúncio de sua transferência, por meio de sua página pessoal no Facebook, muita especulação sobre o destino do padre circulou pelas ruas do município, como, por exemplo, um abaixo assinado que seria enviado ao bispo da Diocese de Caraguatatuba, José Carlos Chacorowski, pedindo que mantivesse o padre Sérgio em São Sebastião. Mas o próprio padre Sérgio Lúcio admite que o “esforço seria em vão”, já que se trata de um “processo natural” da igreja.

padre e anjinhas

E essas últimas semanas foram agitadas para o padre Sérgio, assim como acontece com outros padres considerados famosos, como o padre Fábio de Melo e o padre Marcelo Rossi, que têm livros e CD’s lançados com suas palavras de paz, esperança e louvores interpretados de forma incrível, seja para ler ou para escutar.

Costa passou por uma espécie de sabatina de eventos esportivos com os jovens e por muitas despedidas na casa das pessoas que ele ajudou. “Foi um trabalho de integração entre o humano e o divino, valorizamos cada pessoa”, contou o padre, que ainda não sabe para qual paróquia será encaminhado, mas já sabe a cidade, que é Recife, capital de Pernambuco, na região Nordeste do país. Uma coincidência é que, assim como o litoral norte de São Paulo, Pernambuco também possui praias e clima de verão. “Parto com sentimento de dever cumprido”, completou o sacerdote.

Na manhã deste domingo (5), ao final da missa das 9h da manhã, a paróquia preparou uma despedida emocionante para o padre. Crianças entraram na igreja vestidas de anjo, e as mulheres adultas, vestidas como santas, entre elas Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

padre missa meio

Mais homenagens devem acontecer até a próxima segunda-feira (6) na missa especial organizada pelos integrantes do Terço dos Homens, que será a última celebrada pelo padre Sérgio Lúcio, e terá também a participação das famílias dos homens que se reúnem para rezar toda segunda-feira, às 20h. Ainda neste domingo, haverá missa às 19h30, na Matriz. “Esse reconhecimento é um reflexo do acesso do povo à igreja”, afirmou o padre.

Padre Sérgio, enquanto esteve à frente da paróquia, revolucionou a maneira de a própria comunidade olhar os ensinamentos da igreja católica. Com seu jeito afetuoso e carismático, mesmo sem levantar bandeiras, resgatou famílias afastadas do catolicismo, reorganizou as pastorais, que são os chamados braços da igreja que desenvolvem trabalhos voluntários, marcou presença em comunidades distantes da costa sul, além de promover a tolerância com as minorias, como dependentes e homossexuais.

Deixe um Comentário