Cidades São Sebastião

Palestrantes debatem soluções de sustentabilidade em seminário do FunBEA, em São Sebastião

Tamoios News

O evento tem o objetivo de promover diálogos sobre filantropia comunitária, demonstrando como o campo filantrópico contribui com o enfrentamento da emergência climática e seu papel na reparação socioambiental do Litoral Norte de São Paulo – SP.

O seminário pretende unir o saber científico, popular e o tradicional, com a partilha de experiências reais. E demonstrar que a doação de recursos financeiros e não financeiros para fortalecer comunidades de base, pode ser um dos caminhos para superar este cenário de desastres socioambientais.

Programação:

Dia 14/09 (18h às 20h): Mesa com coletivos apoiados pela Campanha “Quanto Vale?”
Convidados: Coletivo Caiçara, Coletivo Educador de Bertioga e Coletivo Escambau.
Podcast: Durante o encontro, a pesquisadora Larissa Ferreira, do Programa Saberes, da Rede Comuá, estará fazendo a gravação do podcast que apresentará a experiência do Círculo de Doação no Litoral Norte, que iniciou em 2022 e apoiou essas e organizações do território.
Local: Escambau Cultura, Praia de Boiçucanga – São Sebastião –  São Paulo.

Dia 15/9  (09h às 19h):

Palestrante: Neidinha Suruí – Ativista ambiental e de direitos humanos, trabalha com o movimento indígena desde os anos 80. Neidinha Suruí é co-fundadora da Kanindé, organização que atua com mais de 60 etnias na floresta amazônica. É mãe de TXai Sutuí, e juntas, trabalham os saberes dos povos indígenas pela justiça socioambiental e enfrentamento da criseclimática.
Principais temas abordados: a importância das doações para manter a floresta em pé, e como os ataques aos territórios indígenas têm ampliado o desmatamento.

Palestrante: Mahyam Sampaio – Reconhecida como uma liderança jovem, foi nomeada Embaixadora da Juventude da ONU pelo United Nations Office of Drugs and Crime (UNODC), passando a atuar como multiplicadora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em espaços sociais e políticos. Ativista socioambiental pelo enfrentamento da crise climática e justiça socioambiental.
Principais temas abordados: mudanças climáticas, reparação socioambiental e antirracismo. Além disso, irá falar também sobre a importância das doações para combater o racismo ambiental nas comunidades urbanas e rurais.

Palestrante: Sophia Góes – Sophia Góes é coordenadora de redes, conhecimento e parcerias do Instituto ACP, organização que apoia o fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil. É pós-graduada em Gestão em Inovação Social pelo Instituto Amani, e mestre em Gestão para Competitividade na linha de Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP.
Principais temas abordados: reflexão sobre a prática filantrópica: a diferença entre “fazer para” e “fazer com”.

Mediadora dos Debates: Mariana Rico – Especialista em ESG no Brasil, professora na graduação da PUC – SP, consultora em sustentabilidade socioambiental.

Roteiro e horários das atividades: 

09h às 10h: credenciamento

10h às 10h30: abertura

10h30 às 12h30: Mesa Clima, Regeneração e Filantropia Comunitária – Convidadas: Mahryan Sampaio, Neidinha Suruí e Erika Sanches

12h30 às 13h30: Almoço

13h30 às 15h30: Mesa Filantropia Comunitária e Reparação Ambiental. Convidados: Representante da Rede Comuá, Coletivo Caiçara e Instituto Conservação Costeira (ICC).

15h40 às 18h: Café com partilha

18h: Atração Cultural + Happy Hour

19h: Encerramento.

Local: Hotel Villa’l Mare – Praia de Maresias – São Sebastião

Fonte: FunBEA